Aniversário 9 anos It Mãe: conheça as histórias das mães empreendedoras e parcerias do Guia


Redação It Mãe
por: Redação It Mãe
Nosso it-team produz o conteúdo mais antenado para mães

Neste mês de junho, o It Mãe completa 9 anos! Desde a sua criação, lá em 2012, nosso grande objetivo, como um dos maiores portais de maternidade real do Brasil, era valorizar as mulheres e mães empreendedoras que conciliam a maternidade, a casa e os negócios.

O It Mãe sempre se fez presente na vida dessas mulheres, através do apoio e do incentivo diário em todas as suas realizações profissionais, é claro, e também pessoais. Por isso, temos como lema: “Toda mãe merece sucesso, diversão e oito horas de sono!”. 

Aliás, o Guia It Mãe foi uma das maneiras que encontramos de dar suporte e ainda divulgar o trabalho incrível de cada uma dessas mães e mulheres fortes, guerreiras e empreendedoras que temos a honra e o privilégio de ter como nossas parceiras de jornada. 

Pensando nisso, como forma de agradecimento neste momento tão importante para nós, decidimos contar a trajetória de sucesso das nossas superparceiras aqui no portal para você se inspirar e conhecer um pouco mais sobre o trabalho de cada uma delas! Então, confira a seguir:

MATERNITY COACH

Maternity Coach História de Mães Empreendedoras - Aniversário 9 anos It Mãe

“Somos a Daniela e a Michele, mães, amigas, empreendedoras e consultoras de sono aqui da Maternity Coach. Nossa história começou lá em 2015, quando em uma conversa informal, decidimos nos unir para ajudar as mães com o soninho das crianças de 0 a 5 anos.

Já éramos amigas, e fomos unidas por nossas filhas que se conheceram na escola. E quanta coisa já aconteceu durante estes anos que estamos juntas! Estudamos muito, mas o que realmente faz diferença nesse trabalho, é a experiência transformadora que esse contato diário com as famílias nos oferece. E já são milhares de famílias transformadas pelo nosso trabalho, que fazemos com tanto amor e respeito.

Nossa missão é transformar a maternidade em algo mais leve. É pegar esse ‘lado B’ de ser mãe, da falta de descanso e exaustão, no melhor que podemos conseguir. E o que todos esses anos de experiência nos mostraram, é que diariamente cumprimos essa missão.”

BEMBÊ ATELIER

Bembê Atelier História de Mães Empreendedoras - Aniversário 9 anos It Mãe

“Meu nome é Marcela Fongaro Pascowitch e sou a fundadora da Bembê Atelier.  Depois de 12 anos trabalhando com decoração e cenografia de festas, não me via mais nesta área, principalmente com um filho pequeno. 

Antes de criar a Bembê, já sonhava em aprender a costurar e entrei para fazer um curso no SENAI e saí de lá com três feitos. Comecei a criar brinquedos quando meu filho nasceu e queria fazer algo especial para ele, assim como quando eu era criança e ganhei uma boneca da minha avó.  

No começo da Bembê, eu fazia tudo sozinha: comprava tecido, cortava, costurava e bordava. Com o tempo e o volume crescendo, entraram outras pessoas para trabalhar comigo. Assim, nós nos profissionalizamos e ainda fizemos uma parceria com a ONG Projeto Arrastão, em que geramos renda complementar para as costureiras do projeto. Ano passado, conseguimos o certificado do INMETRO para nossos doudous. Agora, nossos doudous são recomendados para qualquer idade e continuamos com as nossas essências.”

RIQUE BABY STORE

Rique Baby Store História de Mães Empreendedoras - Aniversário 9 anos It Mãe

“Me chamo Renata, tenho 38 anos e após 1 ano do nascimento do meu filho, Henrique, criei a Rique Baby Store, em sua homenagem. Comecei vendendo roupas infantis pelo Instagram e hoje tenho um lindo site para atender todas as mamães, papais, vovós e titias. Me sinto muito realizada por poder trabalhar de casa e cuidar do meu filho até hoje. Não é nada fácil ser empreendedora, mas é uma delícia ter essa profissão.”

COACH MATERNO

Coach Materno História de Mães Empreendedoras - Aniversário 9 anos It Mãe

“Meu nome é Ellen Miessa e sou Coach Materna. Como cheguei até aqui? É isso que vou te contar. Nasci no interior de São Paulo, em uma cidade chamada Sertãozinho. Sou a terceira de quatro filhos e acredito que isso explica meu jeito flexível de ser.

Sou formada em Direito desde 2006. Inicialmente, atuei na área cível e, por um tempo, me dediquei aos concursos. Comecei a namorar no primeiro ano da faculdade e, desde então, estamos juntos. Em 2006, meu marido foi terminar os estudos no exterior e, logo que voltou, passou em um processo de trainee em São Paulo. E a distância nos deu a certeza de que queríamos nos casar.

Nos casamos em 2008 com 25 anos e foi quando mudei para São Paulo. Aproveitamos ao máximo a vida a dois. Em 2013, o Thorzinho (meu ursinho de quatro patas) veio fazer parte da família e foi então que conheci a pureza do amor de um animalzinho de estimação.

Em 2016, decidimos engravidar. Tive uma gravidez anembrionária e passei por um processo de curetagem em setembro de 2016. Em dezembro do mesmo ano, engravidei novamente da minha Lara.

A chegada da Lara nas nossas vidas me fez enxergar o quanto esse universo materno me encanta e, mesmo nos dias mais difíceis, eu agradecia por essa experiência incrível. Minha mãe ficou o primeiro mês comigo e depois cuidei sozinha da Lara (loucura, mas queria viver intensamente essa experiência).

No primeiro ano da Lara, atuei em dois processos apenas. Realizei somente uma audiência com a Lara no corredor do Fórum no colo da minha diarista. Quando a Lara fez 1 ano, prestei um concurso e passei na primeira fase, então, precisei contratar uma babá para ficar com ela meio período, mas não obtive êxito na segunda fase.

Fazia absolutamente tudo com ela e, com o tempo, comecei a perceber o quanto cuidar dela, por mais que muitas vezes fosse exaustivo, me deixava e deixa realizada. Depois de muito me questionar e passar por um processo de autoconhecimento incrível, descobri meu propósito: AJUDAR MÃES. Fui atrás de cursos e descobri esse trabalho lindo e que tanto me deixa realizada como pessoa e profissionalmente de Coach Materna.”

BELLA IDEA

“Meu nome é Andreza Rossini, sou formada em Turismo e pós-graduada em Marketing. Atuei em grandes multinacionais na área de eventos corporativos durante 15 anos. Com o nascimento da minha filha, interrompi por alguns anos a carreira. No retorno ao ambiente de trabalho, dei início à Bella Idea Festas Infantis, focada em festas infantis exclusivas e afetivas.

Era um antigo sonho. Sempre gostei muito de decoração, já tinha a bagagem de eventos    corporativos e com o incentivo da minha família e amigos, iniciei o que realmente amo fazer. Estamos no mercado de decoração há mais de 5 anos com um único objetivo: Concretizar um sonho! Criar um momento único e especial para todos da família.

Há 1 ano, criei um modelo inovador de comemorar – As Piccolas Festas, comemorações fáceis, práticas e personalizadas para as mães e familiares montarem em casa de uma forma segura e sem aglomerações. Formato criado com muito carinho, pois resgata o que realmente importa, festejar ao lado de quem mais ama.”

DO ORIENTE AO POTE

Do Oriente ao Pote História de Mães Empreendedoras - Aniversário 9 anos It Mãe

“Me chamo Magda Hammoud, sou filha de libaneses e fui criada dentro da tradição da cozinha libanesa. Aprendi a cozinhar com minha avó, mãe, tias e assim mantenho todas as características e sabores dessa culinária nas refeições práticas da Do Oriente ao Pote. 

O nome não deixa para menos: tudo é feito com temperos selecionados cuidadosamente direto na origem. Minha irmã e boa parte da família moram no Líbano, por isso, sempre visito minhas raízes – ou então meus familiares trazem os ingredientes quando vêm ao Brasil. 

O zatar é feito pelas minhas tias, a hortelã é colhida no próprio quintal e colocada para secar, e o azeite vem da plantação de oliveiras da família, trazido em tonéis. Além das receitas tradicionais, desenvolvi uma linha vegana que, entre outras receitas, tem quibe de quinoa, charutinho sem carne e até uma coalhada seca que, a princípio, foi criada para a minha mãe, quando ela desenvolveu intolerância à lactose e, como boa libanesa, não podia ficar sem sua coalhada seca.  

Posteriormente, junto com minha mãe de 72 anos, também criei com muito sacrifício e determinação uma linha de Paes Pitta, Folha, Esfihas e Kibes sem Glúten Low Carb simplesmente sensacionais, vale cada mordida. Do Oriente ao Pote e do pote para a nossa mesa!”

EBA! PLAY

Eba Play História de Mães Empreendedoras - Aniversário 9 anos It Mãe

“Meu nome é Daniela e, após mais de dez anos atuando em Direito Empresarial, eu vi minha vida se transformar após a chegada dos meus filhos Lucas, Diogo e Guilherme. Como muitas mães contemporâneas, retornei ao trabalho antes mesmo de os pequenos completarem 15 dias de vida. 

Para compensar esse tempo fora, passei a estudar tudo sobre sono, desenvolvimento infantil, brinquedos e brincadeiras, pois queria garantir que cada minuto ao lado dos meus filhos fossem aproveitados com qualidade. Foi aí que passei a prestar a atenção nas pracinhas. Percebi que esses espaços no Brasil, em comparação a outras cidades do mundo, não eram tão atraentes. Isso sem falar que competem com uma imensa variedade de brinquedos infantis, online e off-line.

Gaúcha, de Porto Alegre, nos finais de semana que eu passava em Santa Catarina, percebi os incontáveis reflexos positivos na evolução das crianças que podiam brincar livremente e em contato com a natureza. Decidi, então, em 2018, mudar radicalmente de vida e morar na Praia do Rosa. Com minha família, iniciei uma nova jornada em busca de mais convivência, mais simplicidade, mais natureza, mais diversidade e, principalmente, de uma maternidade mais natural, sem tanta pressão como a que se colocava pela falta de tempo.

Desse novo estilo de vida e modo de enxergar o mundo e a maternidade, nasceu a Eba! Da vontade de oferecer a todas as crianças, independentemente da idade, classe social, gênero ou condição física, uma infância mais rica em brincadeiras e memórias afetivas. Onde a criatividade e a convivência são estimuladas e contribuem naturalmente com o desenvolvimento de habilidades tão importantes para a vida adulta.

Apaixonada por viajar, busquei referências em incontáveis pracinhas do mundo, sempre primando pelo melhor. Trouxe para o país um conceito novo em que brincadeira, desenvolvimento e cidadania se misturam naturalmente. Tudo isso com o olhar afetuoso de uma mãe dedicada, que acredita que todas as crianças merecem, acima de tudo, ser felizes!”

BIOBAMBINI

BioBambini História de Mães Empreendedoras - Aniversário 9 anos It Mãe

“Sou Alessandra Coelho, fundadora da BioBambini moda infantil eco-fashion. Comecei a trabalhar na área da moda muito cedo por influência dos meus pais que sempre foram desta área. Minha principal função era pesquisa e desenvolvimento de produto têxtil. Eu visitava as principais feiras têxteis da Europa e China. 

E foi assim, pesquisando os impactos que os tecidos mais comercializados causavam ao meio ambiente que comecei a me questionar: ‘O que eu queria para o futuro dos meus filhos? Qual seria minha herança para eles?’  

Então, decidi seguir meu coração e começar uma marca infantil apenas com tecidos eco-friendly e tingimento natural, pensando sempre no bem-estar das crianças e do meio ambiente. Sinto-me feliz e honrada em participar do aniversário do It Mãe ao lado de mulheres tão inspiradoras.”

NINA PHILL

Nina Phill História de Mães Empreendedoras - Aniversário 9 anos It Mãe

“Sou formada em Moda e completamente apaixonada por todas as etapas de criação e produção das peças! Amo demais costurar e ver uma criação ganhando forma e vida! 

A ideia de fazer roupinhas para bebês surgiu quando estava grávida da minha primeira filha, Amira, hoje com três anos! Comprei para ela algumas peças de algodão orgânico, (já era superfã da proposta) e outras peças também, de diferentes tecidos, acabamentos, e vi que cada pecinha dela tinha algo que eu gostava muito e algo que não gostava nada! 

E foi quando decidi reunir, na minha própria marca, tudo que acreditava ser o melhor para roupinhas de bebê: algodão orgânico, malha canelada, estampas super fofas e principalmente, conforto!

Lancei a marca quando ela tinha acabado de fazer 2 anos! E já estava grávida da segundinha, Mia, que hoje tem 7 meses e é usuária e modelinha maravilhosa!

Cada pecinha que é vendida leva consigo um amor e um cuidado de mãe para cada bebê que vai usá-la! Espero que as mamães, papais, vovós, vovôs, tias, tios, amigos, e principalmente, os bebês, sintam-se abraçados pelas roupinhas Nina Phil!”

CINTIA FIORI

Cintia Fiori História de Mães Empreendedoras - Aniversário 9 anos It Mãe

“Sou Cintia Fiori, mãe do Alonso de 4 anos e meio e casada com Daniel, meus grandes amores da vida. Sou muito realizada com minha missão como nutricionista infantil. Criei o Método Mamães e Bebês Satisfeitos (MBS), que é uma abordagem de introdução alimentar que identifica a melhor escolha alimentar para o bebê e para a família, com muita conexão neste momento.

Desde criança sempre fui apaixonada por estar na cozinha como ajudante, replicando receitas da família. Guardo cadernos espirais de receitas escritas à mão até hoje, com folhas marcadas pelo tempo e repletas de lindas lembranças. Anos depois, com o nascimento do meu filho Alonso, quis criar para ele lembranças semelhantes. Aprofundei meu trabalho como nutricionista infantil e concretizei o meu maior sonho: guiar e estruturar uma forma de alimentação com muito respeito, com autonomia, leve e descomplicada. 

Ao iniciar a sua introdução alimentar, me doei completamente para que esse marco tão importante fosse de excelência, com muita variedade, combinações muito bem balanceadas e saborosas. Intuitivamente, eu sempre soube que a forma de apresentar a refeição, as palavras utilizadas, e o exemplo, fariam toda a diferença no interesse do Alonso pelo alimento. 

Identifiquei meu bebê querendo total autonomia no processo. Sempre desejei que ele tivesse uma linda relação com os alimentos, envolvê-lo no preparo das receitas, das escolhas dos ingredientes, e a autonomia dele neste processo foi chave para a curiosidade por alimentos novos até hoje. A partir de toda essa história escrevi um livro de receitas, que é uma realização pessoal e profissional que irá eternizar os meus mais doces momentos da alimentação do meu filho e que passarei a ajudar milhares de mães com seus filhos.”

VILA DAS JOIAS

Carla Bittar Vila das Joias História de Mães Empreendedoras - Aniversário 9 anos It Mãe

“A minha história como empreendedora se inicia exatamente com o nascimento do meu filho, há quase 9 anos. Vindo de uma longa trajetória como profissional do Direito, a busca pelo novo desafio se deu quando me deparei com um desejo de estar próximo ao meu filho tanto nos cuidados, como na sua educação, mas ao mesmo tempo, conseguir conciliar com uma atividade profissional que me desse a flexibilidade necessária para atendê-lo em suas demandas.

O gosto pela criação, do belo e do feminino já estavam presentes quando em meados do ano de 2004, tempo esse em que ainda não era mãe, ingressei em cursos de design, joalheria artesanal e montagem de joias, imaginando que este seria o meu hobby em meio àquelas antigas rotinas. 

Enquanto ninguém ainda imaginava a pandemia e suas decorrências, como a imersão nas tecnologias virtuais, os primeiros movimentos dentro do universo dos acessórios vieram de dentro de casa, em home office, em meio a intervalos de cuidados e interação com o mundo infantil.

Nesse mesmo momento, surgia também o It Mãe, abraçando os mesmos ideais e novo estilo de vida que vinha buscando. As conquistas vieram como resultado de um trabalho apurado e dedicado de criação e seleção de peças de qualidade e com design exclusivo, voltado a atender os diversos estilos das clientes. 

Daí por diante, surgiu a grande oportunidade de se unir ao It Mãe, em uma parceria de sucesso que até hoje reflete as escolhas das clientes mais antenadas, como é o caso da Collab It Mãe/Vila das Joias, uma coleção de peças versáteis e delicadas especialmente criada para elas.”

LILU DESIGN

Lilu Design História de Mães Empreendedoras - Aniversário 9 anos It Mãe

“Eu, Marina Salles, sempre fui apaixonada por design, móveis e decoração. Formada em Desenho Industrial pela FAAP, em São Paulo, fui para Barcelona fazer uma pós-graduação em especialização de produto. 

De volta a São Paulo, comecei a desenvolver peças de mobiliário e utensílios com um estilo moderno, que combinam diferentes materiais, cores e estampas a partir de técnicas distintas.

Quando minhas filhas gêmeas, Alice e Luiza, nasceram e começaram a ter uma interação maior com as coisas e objetos, despertou em mim um lado lúdico. Ao observar e conviver com esse mundo de fantasias e cheio de descobertas, surgiu a vontade de criar peças que fossem adequadas para as crianças, mas sobretudo, práticas, multifuncionais e que não destoassem da decoração da casa da família contemporânea.

Acredito que família é passar tempo junto. Criar experiências juntos, memórias afetivas, estimular a criatividade e o crescimento. E nada melhor do que ter tudo integrado e em harmonia, não é?!”

MUNDO MINI

Mundo Mini História de Mães Empreendedoras - Aniversário 9 anos It Mãe

“Eu sou a Carol Burti, publicitária, curiosa e apaixonada por moda. Trabalhei 7 anos no mundo corporativo em diferentes segmentos (moda, educação e indústria) e sempre na área de marketing. Mas, a  vontade de empreender sempre esteve presente em mim! 

Em 2020, consegui colocar meu sonho em prática e criei a Mundo Mini para ser um espaço digital que reúne marcas brasileiras incríveis que atuam no segmento infantil com o objetivo de oferecer praticidade, variedade e qualidade para quem é rodeado de alguma forma por crianças! Em nosso site, você encontra acessórios personalizados, calçados e roupas para bebês e crianças de 0 a 6 anos. 

O propósito da Mundo Mini hoje, além de fazer a curadoria de produtos e marcas para o universo infantil, é trazer conteúdo relevante para mães, futuras mães, avós e tias. Dicas de receitas, brincadeiras, pediatria podem ser encontradas em nossos canais de comunicação! 

Para nós, é uma honra poder celebrar junto com a It Mãe os 9 anos neste portal tão incrível!”

BETE P. RODRIGUES

Bete P. Rodrigues História de Mães Empreendedoras - Aniversário 9 anos It Mãe

“Sou mãe, madrasta e agora “vódrasta” de um lindo garotinho de 4 anos. Sempre defendi uma educação empática, respeitosa e relacionamentos saudáveis. 

Estudo e atuo na área da Educação há mais de 30 anos. Formada em Letras (PUC- SP), tenho mestrado em Linguística Aplicada (LAEL- PUC/ SP), e atualmente também sou palestrante, coach para pais, consultora em educação, Trainer em Disciplina Positiva e professora da COGEAE- PUC/SP desde 2006. 

Tenho larga experiência como professora, coordenadora e diretora pedagógica em diferentes contextos (escolas de línguas, escolas particulares e públicas, ONGs). Como  Trainer em Disciplina Positiva, dou cursos de certificação internacional para profissionais da Educação e da Saúde reconhecidos pela Positive Discipline Association. Fui tradutora dos livros Disciplina Positiva, Disciplina Positiva em sala de aula, Disciplina Positiva para crianças de 0 a 3 anos, Disciplina Positiva para crianças de 3 a 6 anos, Disciplina Positiva para adolescentes, Disciplina Positiva de A-Z entre outros materiais pela Ed. Manole.

Tenho me especializado em dar cursos de formação para pais e para quem quer educar mães e pais (Formação de Educadores Parentais). Além da minha formação acadêmica como profissional da educação, estudei Programação Neurolinguística, Coaching, Comunicação não-violenta, Educação socioemocional e muito mais e procuro trazer conhecimentos teóricos e principalmente práticos nos meus cursos. Não é fácil ser mãe, pai ou educador, lidar com os comportamentos desafiadores das crianças e dos adolescentes e compreender o porquê eles fazem o que fazem. É isso que ensino nos meus cursos. Você acompanha meu trabalho nas mídias sociais @disciplinapositivabrasil e no site www.beteprodrigues.com.br.”

PIJAMAS PARTY

Pijamas Party História de Mães Empreendedoras - Aniversário 9 anos It Mãe

“A Pijamas Party é uma empresa especializada na realização de festas do pijama com cabanas  e decoração. Sucesso entre a garota, esse modelo de festa é mais intimista e pode ser feito tanto para comemorar o aniversário quanto para reunir os amigos para passar uma noite em uma festa do pijama recheada de coisinhas gostosas para comer e brincadeiras para se divertir.

Criada há cerca de 6 anos, a partir da realização da festa das filhas, a empresa  já realizou mais de 2000 festas com temas variados. Além de toda a decoração relacionada  à ambientação da festinha do pijama, a empresa também possui monitores especializados e lembrancinhas personalizadas.

A grande preocupação é produzir um ambiente aconchegante e tornar a data de aniversário em um momento inesquecível e de grande curtição para a aniversariante e suas amigas, resgatando um pouco as festas de antigamente, realizadas nas residências.”

MISTER PETIT

Mister Petit História de Mães Empreendedoras - Aniversário 9 anos It Mãe

“Meu nome é  Susan, tenho 35 anos, sou casada e tenho um filho de 14 anos. O mundo do artesanato sempre esteve presente em minha vida, por meio da minha mãe e das minhas avós. E essa história de amor começou aos meus 10 anos de idade, quando aprendi a bordar com minha irmã e fazer crochê com minha mãe, mas achei que isso nunca seria uma profissão. 

Os anos se passaram e eu ingressei no mercado corporativo, trabalhei por anos no setor administrativo, e sempre tentava, em segundo plano, voltar ao artesanato, porque sempre foi minha paixão. 

Após alguns anos no mercado corporativo e sem me sentir totalmente realizada, resolvi voltar às minhas origens e iniciar o trabalho 100% focado no artesanato. Foi então que surgiu o Mister Petit. Uma loja dedicada à satisfação do cliente e o ‘encantar’ de cada mamãe e bebê. Eu, minha mãe e uma equipe maravilhosa fazemos os sonhos de muitas mamães se tornarem realidade. Essa é  um pouco da nossa história. Espero que gostem!”

BOYS BEING BOYS

Boys Being Boys - Aniversário 9 anos It Mãe

“Sou mãe de menino e, quando engravidei e me vi envolvida por este universo infantil, de meninos, percebi o quanto ele é escasso de opções. Juntas, eu e minha mãe, idealizamos e   criamos a Boys Being Boys, uma multimarca exclusiva e dedicada aos meninos, com propósito de reunir e combinar as marcas mais bacanas e descoladas do mercado.

Os meninos vêm se transformando, estão cheios de personalidade, estilo, atitude, precisam sentir que existe um mundo de opções na moda para satisfazer seus desejos. O básico e óbvio não são mais suficientes.

Boys Being Boys – MENINOS SENDO MENINOS – traz no seu DNA o espírito livre, leve, brincante e vibrante dos meninos, com looks práticos e confortáveis, como eles gostam, mas sem deixar de estarem bem vestidos, como a família gosta.  

No nosso time, contamos com um parceirinho especial, que nos traz as vivências e experiências necessárias, para oferecermos uma curadoria real e dedicada. Temos consciência do nosso papel neste mundo, e é por isso que buscamos sempre parceiros, que assim como nós, se comprometem com qualidade, originalidade, bem-estar e sustentabilidade.”

MMP Materiais Pedagógicos

MMP Materiais Pedagógicos - Aniversário 9 anos It Mãe

“Oito anos se passaram desde o instante que, ao assumir a minha empresa, minha vida mudou completamente. Período este de aprendizado, lutas e muita paixão pelo que faço. Como cheguei até aqui? Acostumada a trabalhar desde os 14 anos, sempre senti algo dentro de mim que dizia que eu era diferente. Eu via o que a maioria das pessoas não enxergava. 

Sempre lutando pelos meus sonhos, com 19 anos passei em Estatística na UNICAMP, saí do ABC Paulista e fui morar em uma kitnet próxima à faculdade no interior de São Paulo. Casei, me formei, concluí meu último ano de faculdade em São Paulo, tinha um bom emprego como bancária, tive uma filha e de repente virei dona de uma empresa chamada MMP. Isso mesmo, de repente.

A MMP é uma fábrica especializada em materiais pedagógicos para Matemática e existe há 25 anos. Já tem nome no mercado e os colégios mais conceituados do país compram conosco, como Dante Alighieri, Porto Seguro, Sistema Anglo de Ensino (Abril Educação),FTD, Rede Adventista, etc. 

A MMP foi criada pela minha sogra Marli Guimarães, professora de matemática, onde na época viu uma oportunidade de colocar nas mãos de professores materiais que ajudassem os alunos na construção do seu conhecimento matemático. As idéias e materiais eram ótimos, porém, o que era um hobby, começou a ter cara de empresa e, com isso, vinham tarefas de gerenciamento, parte fiscal, o que a fez tomar a decisão de se aposentar. Foi aí que eu assumi a direção da MMP em Maio de 2012 com uma bebê de apenas 4 meses, saí do banco para aceitar o desafio e não deixar este legado morrer. 

Eu aprendi a ser empreendedora, eu enxerguei a oportunidade e mergulhei nela a fim de me tornar aquilo que meu coração sempre dizia que eu seria: uma mulher de sucesso. Sabia que trabalhando os diferenciais e divulgando nos canais corretos a MMP decolaria. Tinha o feeling, porém não tinha números. 

Assumi uma empresa que não sabia quanto efetivamente gastava, quanto recebia, o percentual de lucro, sem nenhum processo documentado sendo mais de 100 produtos fabricados que vão do ensino infantil ao ensino médio. Não conhecia nada sobre plano de negócios. Aprendi na prática durante a minha gestão.  

Chefe aos 27 anos, meus colaboradores tinham mais tempo de casa e mais conhecimento sobre o negócio do que eu. Foi um processo muito sofrido aprender na correria do dia a dia e, ao mesmo tempo, mudar todo um sistema de trabalho e uma cultura. Houveram muitas conversas com eles, onde mostrei aonde queria que a MMP chegasse, incluí-los no projeto e pedi sugestões de como realizar o objetivo juntos. Com esta abertura comecei a ganhar a confiança e respeito deles. 

Mudei radicalmente a identidade visual, alteramos o site, fizemos o catálogo em gráfica (que antes era impresso em folha de sulfite), entramos nos meios de comunicação com propagandas em revistas (Supra Ensino), redes sociais, google adwords. Quis passar o conceito reforçando a marca MMP de que não fabrico simples peças em EVA, forneço conteúdo! E deu certo!

Criei kits voltas às aulas para atingir escolas particulares e Laboratórios de Matemática com apostila completa e auxílio pedagógico, além de kits com logomarca personalizada, o que é um dos nossos vários diferenciais. A MMP, por ser uma especialista em matemática, sabe que as quinas, ângulos e medidas são essenciais para trabalhar relações métricas, por isso fabrica seus produtos em EVA (borracha) resistente e atóxica que não machuca as crianças com as quinas e faz com que nosso material atenda fielmente às exigências dos conceitos trabalhados. 

Desta forma, ganhamos mercado a cada dia. Quando cheguei na MMP, o prazo de entrega de um pedido com ticket médio de três mil reais era de 8 dias. Eu não conseguiria crescer com este ritmo de produção, então, fui ao SEBRAE, levei o funcionário da produção em uma das palestras, conversei com empresas, pesquisei na internet e mudei o processo produtivo. 

Alterei as funções das pessoas e, com os mesmos colaboradores, passamos a ter um prazo médio de entrega de 2 dias, além de atualmente já termos estoque da maioria dos produtos. Estudei o mercado e reduzi os custos com novos fornecedores em cerca de 20%, além de melhorar a qualidade e visual dos materiais, passando de jogos silkados em uma cor para impressões com imagens em alta resolução coloridas. 

Com 4 meses de empresa, fechamos o maior pedido da história da MMP até então, um mega desafio. Lidar com outro ritmo de produção, contratar funcionários temporários, não ter espaço para armazenar tantos produtos, depender de fornecedores atrasando entrega de matéria prima, não ter fluxo de caixa para um pedido desta proporção e conciliar a vida pessoal foi um dos maiores desafios que enfrentei. Aprendi muito com os problemas que surgiram no caminho e com muito suor consegui entregar o último lote 20 dias antes do acordado.  

Com um ano e meio à frente da MMP, alugamos um espaço 3 vezes maior que a casa onde tudo começou. No novo local, estudamos um layout favorável a armazenar recursos, ter estoque e também melhoramos diversos processos produtivos e controles financeiros. 2014 foi um ano de estruturar tudo o que vivemos em 2013. Com o aumento da participação em eventos e entregas na região de São Paulo, compramos à vista um pequeno caminhão para atender esta necessidade. 

Controlo todos os gastos e recebimentos por planilhas, custo dos produtos e possuo um histórico das compras de cada fornecedor com valores e prazos. Em meio a tudo isso, com exatamente um ano de empresa, a vida me reservou uma surpresa e tive um aneurisma na artéria renal, quase morri, fui operada, mas no final, deu tudo certo e com 10 dias retomei as atividades. 

Com um mês e meio de cirurgia, participei do EMPRETEC e duplamente renasci. Vi que poderia ter sucesso em qualquer coisa que fizesse, do negócio mais raro até o que tem em cada esquina, só dependia de mim, de me reinventar e fazer a diferença com as ferramentas corretas. 

Refiz todo o caderno de especificação técnica e entrei no nicho de licitações. Firmei parcerias e implementei oficinas lúdicas para que os funcionários aprendessem a utilizar os materiais e, desta forma, surgiram melhorias além de bonificá-los pela criação de novos produtos. Com estas ações além das estratégias de marketing consegui aumentar o faturamento de forma exponencial. 

Novos desafios apareceram, os dias de crise chegaram, sobrevivi, me reinventei, aprendi a lidar com a ingratidão, com traições e me aperfeiçoei como gestora. Focava que eu não era o que estava me acontecendo e sim como eu reagia ao que estava me acontecendo. Os dias de luta cessaram e deram espaço aos dias de glória. De 2018 para 2019, nos mudamos para um galpão 4 vezes maior que o anterior, dobramos a quantidade de funcionários e quadruplicamos o faturamento. 

Trabalho por propósito e luto a cada dia para fazer a diferença na educação do Brasil , foi isso que me motivou a acordar a cada manhã quando as coisas não estavam como planejei. Sou movida pela fé e sei que o melhor ainda está por vir. 

Aprendi que tudo se aprende, inclusive a ter sucesso. Para mim, sucesso não é ter fama, nem dinheiro ou ser alguém com poder e influência. Eventualmente, quem tem sucesso pode até conquistar essas três coisas ao mesmo tempo, mas isso não é uma regra para se obtê-lo. Sucesso é você realizar o seu projeto de vida, é algo estritamente pessoal que nos impulsiona e mostra a força da mulher.  

Não tenho dúvidas que é possível ser uma empresária de sucesso e ainda ser esposa, mãe, amiga e dona de casa, tudo isso ao mesmo tempo e sem perder a doçura! Ninguém para uma mulher com atitude e fé ! Acredite nos seus sonhos, não desista da visão que Deus deu a você, pois quando menos esperar você viverá a sua visão.”

LARANJEIRAS KIDS

Laranjeiras Kids - Aniversário 9 anos It Mãe
(Fotos: Arquivo Pessoal)

“A experiência nasceu lá em 2010, época em que eu, Laura Barbosa (fundadora da Laranjeiras Kids), estava em busca de sapatinhos para minha filha. Apesar da busca incessante, não consegui encontrar uma loja, na internet, que fosse especialista no assunto.

Quando isso acontece, a gente acaba meio frustrado, né? Sem a opção de comprar lindos calçados infantis. Só que, na verdade, essa falta abriu espaço para uma grande ideia…

No mesmo período, eu já estava meio cansada de trabalhar como advogada e, então, pensei: “por que não criar uma loja virtual de sapatos para os pequenos?” Apesar desse grande desejo, eu ouvi que ter um e-commerce só com calçados infantis seria muito arriscado.

A sugestão que veio foi a de montar uma loja que tivesse roupinhas como carro-chefe e os sapatinhos como coadjuvantes. Pois bem! Foi assim que tudo nasceu, já em 2011. Mas, surpreendentemente, até um ano depois, os negócios ainda não tinham decolado de vez.

Foi aí que entrou o meu irmão, Julio Barbosa. Ele tinha acabado de voltar do exterior e estava com a cabeça cheia de ótimas ideias. Com isso, me encorajou e me ajudou a abrir uma loja online só com sapatos para meninos e meninas. A “ousadia” mais do que deu certo, ano após ano, a Laranjeiras Kids só foi crescendo e cresce até hoje, claro.

Ao longo desses 10 anos de história, fizemos parte de muitos momentos das famílias brasileiras. Com os nossos sapatinhos, marcamos presença em aniversários, Dia das Crianças, Natais, Réveillons, festas juninas, batizados, saídas da maternidade e muito mais. É com muito orgulho, amor e emoção que relembramos disso tudo. 

Em 2021, conquistamos mais um marco. A Laranjeiras Kids deixou de ser “apenas” uma loja online para se tornar, também, uma marca. Nós lançamos uma coleção própria com galochas infantis lindas, coloridas, temáticas e muito, muito confortáveis. Vale a pena conhecê-las!

Fora isso, é legal relembrar que nós da Laranjeiras Kids também compartilhamos várias dicas de moda no nosso blog desde 2018. Fazemos o mesmo no Instagram, para mais de 60 mil seguidores, e no Facebook para mais de 30 mil pessoas. Uma linda trajetória, não é mesmo?”

  • Redação It Mãe

    Nossa equipe está sempre super antenada produzindo o melhor conteúdo para as mães. Tem alguma sugestão? Mande para contato@itmae.com.br

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e serviços
 que facilitam sua vida de mãe ;)