Pode ir trabalhar sem culpa


Adriana Garcia
por: Adriana Garcia

Minha filho André mostra como é rotina "tranquila" de mãe que fica em casa (no caso, a minha rotina)

Se você sempre sai para trabalhar se sentindo culpada e achando que a vida poderia ser melhor se ficasse em casa, vou te contar uma coisa: o lado de cá também tem lá suas dificuldades. E, mesmo estando em casa, isso não significa que eu fique 100% do tempo com os meninos. Assim como você, terceirizo os cuidados com os meus filhos (no caso, com a minha mãe) quando tenho algum compromisso ou resolvo sair com meu marido. Mesmo estando perto e adorando acompanhar a rotina deles, vou te contar uma coisa: tenho meus dias de cansaço e falta de paciência. Também me incomoda o fato de que a maioria das pessoas acham que tenho todo o tempo do mundo para fazer o quiser. Ninguém tem noção do trabalho que dá  cuidar os pequenos em tempo integral. Tenho que repetir a mesma frase todos os dias (e não apenas nos fins de semana ou à noite); ficar cobrando e controlando o horário de almoço, o tempo de televisão, videogame, computador, estudo, brincadeiras, orientando para que façam as coisas direito, não joguem bola na sala, não briguem, dêem a descarga (coloquei um adesivo no banheiro para lembrá-los dessa tarefa) e lavem as mãos. Essa profissão mãe não é bolinho!

 

Não existe cartilha ou manual do certo e do errado. O que deve ter sempre é equilíbrio, muito amor e carinho. Para quem trabalha fora, sempre existe um jeito de participar da rotina de filho. Aqui, vou propor algumas ideias que você pode adotar:

1- Explicar sobre seu trabalho e a necessidade de trabalhar. Eles vão sentir orgulho. Depois que comecei a escrever aqui, percebo isso deles!

2- Procurar almoçar em casa de vez em quando, pegar ou levar na escola uma vez por semana.

3- Olhar a agenda escolar todos os dias.

4- Instalar o Skpe no computador e falar com seu filho vendo como ele está.

5- Estar nas reuniões escolares e ter uma linha direta com a coordenadora (procurar ter telefone/e-mail das mães dos amiguinhos de seu filho) também vake. Isso ajuda estar por dentro do que acontece.

6- Aproveitar o dia do rodízio para tomar café e acompanhar as lições junto com o seu filhote.

7- Fazer o bolo para o lanche. Filho gosta de sentir o sabor da comida da mãe.

8- Dispensar a babá nos finais de semana para que você e seu marido tenham mais liberdade de conversar e você tenha um contato mais próximo com seu filho.

 

Aproveite intensamente os momentos, tire bastante fotos, registre em um caderninho as frases e perguntas engraçadas que eles fazem e as coisas que eles gostam em cada fase. Guarde para mostrar quando se tornarem adultos e pais. E fique em paz, pois onde você estiver o seu coração estará ligado com o deles.

  • Adriana Garcia

    Desde que André e Renan nasceram, fez da maternidade sua profissão. Conta tooodas as suas dicas no canal Mãe Profissional

Data da postagem: 2 de agosto de 2012

Tags: , , , , , , ,

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e
serviços que facilitam sua vida de mãe ;)