A economia é incerta. Sua organização financeira não precisa ser
Quando um novo ano começa, muitas indagações sobre a economia surgem, o que é perfeitamente natural. A Forbes, por exemplo, lançou a chamada em seu site: “As previsões para a Economia Brasileira, segundo seis Grandes Bancos” e, em seguida, elencou as estimativas que vão desde uma “inflação mais contida” até uma “atividade econômica em desaceleração”, para usar as palavras do próprio veículo.
De fato, nesse período do ano, vai surgir muita gente dizendo muita coisa, mas eu prefiro poupar o meu e o seu tempo de mãe afirmando que o momento pede cautela, organização, controle e proteção. Essas são as palavras de ordem.
Entre janeiro e dezembro deste ano, vários acontecimentos podem ser deflagrados, sejam eles antecipados por especialistas ou não. Acontecimentos políticos em um ano eleitoral, por exemplo, fazem com que a economia não possa ser plenamente prevista por uma bola de cristal que economistas aparentam ter.
No entanto, se por um lado o futuro é incontrolável, por outro, a sua conduta sobre como cuidar do seu dinheiro está sob seu inteiro controle. A melhor perspectiva econômica que nós mulheres podemos ter é a de nos mantermos ou nos tornarmos protagonistas das decisões financeiras em nossas vidas e de nossa família.
Inteligência financeira não é um dom. É uma habilidade que você pode desenvolver e se apoderar dela. E sugiro que 2026 seja o ano para que essa pauta seja tema dos jantares em casa, sem financês, apenas com avaliações sensatas e troca sobre planos que envolvam dinheiro.
Talvez esse seja o ano do tão sonhado intercâmbio do seu filho adolescente, talvez seja o ano em que você planeja desacelerar no trabalho, talvez sua mãe esteja precisando do seu apoio financeiro para algum procedimento médico, talvez um divórcio esteja batendo à porta ou talvez seja até mesmo um casamento lhe surpreendendo nessa fase da vida. Coloque esses temas em pauta!
Quando eu fazia treinamentos de finanças para os hotéis da rede Accor, eu propunha uma gincana em casa que funcionava assim: todos precisavam colocar seus projetos do ano em um papel e deixar na geladeira. Surpresas e laços incríveis se formavam a partir desse simples joguinho.
Percebe? Para além do cenário mundial, há muito o fazer em seu cenário pessoal, que também tem reviravoltas surpreendentes. E, tanto no cenário macro quanto no micro, a construção de patrimônio e o discernimento sobre suas finanças e seus investimentos sempre serão seus melhores aliados.
Lisa Dossi
Fonte: https://forbes.com.br/forbes-money/2026/01/as-previsoes-para-a-economia-brasileira-segundo-seis-grandes-bancos/









