Receita de sangria com vinho branco para uma tarde de verão
Sempre que recebo amigos em casa torço para que esses encontros saiam como os episódios de Nigella Lawson, comigo desfilando sem pressa entre os pratos e os convidados, enquanto seguro uma taça de vinho em uma das mãos. Para garantir que tudo corra bem e sem estresse, sempre deixo tudo à vista das pessoas. Copos, talheres, guardanapos e bebidas dentro e fora do balde de gelo deixam a decoração bonita e ainda facilita a vida de todos. Ah, e o mais importante: tento fazer com que meus amigos sintam-se confortáveis o bastante para abrir quantas gavetas e portas forem necessárias para encontrarem o que buscam.
Pena que na vida real muitas vezes me vejo correndo sem parar de um lado para o outro, suando em bicas e sem a menor chance de participar de uma conversa até o fim. E para garantir aquela taça de vinho, então? Só com muito rebolado. Mas não é que mesmo assim eu amo ver a casa cheia, as pessoas se organizando em volta da mesa, os copos vazios se amontoando na pia e ouvir o tintinar da pilha de garrafas que não para de crescer?
Algumas semanas atrás recebemos uns amigos do meu marido e, mais uma vez, nos divertimos desde a hora que começamos a preparar a casa até o dia seguinte (ainda que com ressaca e preguiça) enquanto colocávamos tudo de volta em seu lugar. O cardápio foram receitas de hambúguer dele e bebidinhas refrescantes preparadas por mim, com destaque para uma incrivelmente deliciosa sangria com vinho branco e frutas variadas.
Por alguma razão que eu desconheço, essa incrivelmente deliciosa (sorry me repetir, mas eu amei mesmo) bebida foi saboreada bem timidamente. Vai ver faltou vender melhor a receita, dizer o que era. Não sei. Mas como a jarra de água aromatizada com hortelã ao lado permaneceu intocada, imagino que eles simplesmente estavam mais interessados na cerveja, nos sandubas… Sorte a minha, que em vez de segurar uma taça de vinho, desfilei por esse encontro com grandississimo copo da minha mais nova bebida preferida. Prepare você também e me diga se eles nao saíram perdendo?
beijos,
Monique
Receita de sangria com vinho branco e frutas variadas
Ingredientes
- 01 garrafa de vinho branco (tipo Chardonnay, Riesling ou Sauvignon Blanc)
- 01 copo de água com gás
- 01 xícara de maçã cortada em palitos
- 01 xícara de mirtilo (ou frutas vermelhas como amora e cereja)
- 01 xícara de morango picado
- 01 laranja com casca cortada em rodelas
- 01 dose de cachaça
- 04 colheres (sopa) de açúcar
- Gelo (quanto bastar)
Modo de preparo
Lave bem todas as frutas, coloque-as já cortadas em uma jarra, acrescente o açúcar e amasse levemente para extrair um pouco do suco. Acrescente o vinho e a cachaça, misture bem e leve à geladeira até a hora servir. Acrescente gelo e a água com gás somente quando for consumir a sangria.
DICAS EXPRESS:
- Como toda receita popular, existem diferentes versões para a sangria. Há quem desconsidere qualquer receita que não leve pêssego e abacaxi, por exemplo. Eu preferi usar as frutas que mais me agradam e sugiro que você faça o mesmo.
- A cachaça é opcional. Eu a usei porque senti que, com o gelo derretendo, a bebida estava perdendo sabor. O rum também funciona como solução.
- O ideal é não preparar a bebida com muita antecedência. Duas horas bastam.
- Você também pode usar um vinho mais doce ou trocar a água com gás por refrigerante de limão. Mas nesses casos, diminua a quantidade de açúcar.
- Deixe uma escumadeira ou colher grande na jarra para quem quiser se servir com mais ou menos frutas.