Design infantil com alma brasileira: por que você vai amar a Casa Muskinha
O design e arquitetura de espaços para as crianças tem olhado cada vez mais para dentro do Brasil em busca de referências. Um exemplo disso é a 4a. edição da mostra Casa Muskinha, cujo tema é “Quintal do Brasil”, em homenagem a um lugar cada vez mais escasso nas grandes cidades, mas essencial para a memória afetiva de tantas famílias brasileiras: o quintal.
Nauma casa dos anos 1940, em São Paulo, projetos autorais de ambientes infantis nascem daquilo que faz parte da nossa memória afetiva: a natureza, as cores, os animais e o jeito único de brincar que marca a infância brasileira.

Inspirado no canto delicado do Curió, por Studio Adoleta, das arquitetas Carolina Vilarino e Simone Lescher Fagundes, este quarto resgata a simplicidade e a força da natureza. Cores terrosas, palhinha, cestos artesanais e texturas naturais criam um refúgio lúdico, que convida a desacelerar e brincar em sintonia com o essencial. Mais do que um quarto, o projeto é um convite para viver cercado pela beleza do simples.

Inspirado na relação entre irmãos e na magia da infância compartilhada, o quarto Nuvem de Algodão, por Duda Senna, arquiteta, traduz a chegada do irmãozinho de sua filha Olivia e toda a fase de afeto e descobertas. O destaque está no equilíbrio entre estética e funcionalidade, em um quarto que estimula autonomia, imaginação, segurança e memórias afetivas.

O quarto Tudo Junto e Misturado – por MiniNoma, da arquiteta Juliana Mancini, resgata a essência do quintal como lugar de liberdade, conexão e afeto. A estrutura central em madeira que remete as tradicionais casas com telhado de barro reúne camas para todas as idades, e na “parte externa” cabaninha e mesa de estudos. O diferencial está na integração entre dentro e fora, entre casa e quintal, e os diversos elementos que reforçam a brasilidade em cada detalhe.

O projeto “Vamos Todos Cirandar”, da arquiteta Gabi Work, resgata a essência das brincadeiras da infância com balanço, cama de gato, escorregador e espaço para brincar de comidinha, além de uma varandinha para os pais acompanharem as crianças enquanto se divertem. O ambiente acolhedor e lúdico incentiva o livre brincar, estimula a criatividade e fortalece o vínculo familiar, proporcionando momentos de descoberta e socialização longe das telas. Gabi Work destaca o orgulho em criar um espaço tão gostoso e a ansiedade de ver as crianças explorando cada cantinho.

Inspirado na poesia da música Aquarela, este quarto de bebê Sonhos de Aquarela, projetado pela arquiteta Joyce Moreira, une cores suaves e vibrantes, texturas e peças autorais, como o tapete desenvolvido pela arquiteta em parceria com a Muskinha. O ambiente oferece estímulos visuais e sensoriais desde os primeiros dias de vida.

Um mergulho nas memórias felizes da infância à beira-mar. A arquiteta carioca Camila Fleck traz o universo desse lifestyle para o quarto Castelo de Areia. O ambiente traz cores suaves, elementos lúdicos e estímulos sensoriais, criando um refúgio de autonomia, criatividade e vínculo familiar. O diferencial é a união do método montessori ao universo praiano, resultando em um espaço funcional e encantador.

Idealizado pela designer Amanda Chatah, sócia-fundadora da Muskinha, o espaço Bê-a-Bá nasce do desejo de criar um cantinho acolhedor para a fase do pré-adolescente, inspirado em sua filha Olivia. Um ambiente multifuncional e aconchegante, com escrivaninha em muxarabi que conta com gaveteiros e tampa com espelho. A cama de solteiro se transforma em uma bicama e pode se expandir para uma cama casal, garantindo conforto para receber amigos sem perder o espaço de estudo.

O espaço Ateliê de Aventuras – por Iluminoo, designer Caroles Gonzaga, é dedicado à imaginação e à arte. Inspirado nas próprias memórias da arquiteta em seu ateliê criativo, o ambiente convida crianças a desenhar, pintar, recortar e transformar ideias em realidade.
⸻
Serviço Para It Mães:
Onde: Rua Humberto I, 981 – Vila Mariana, São Paulo
Inauguração: 18 de setembro de 2025
Visitação: Segunda a sexta das 9h às 18h; sábado das 9h às 16h
Entrada: gratuita









