Para amar (e até se inspirar): tradições de Natal fora do Brasil
Viver fora do Brasil me trouxe encantos que quero compartilhar com vocês, especialmente neste tempo de Natal. Apesar de agora estarmos morando em Portugal (há 4 meses), foram 15 anos que vivemos na Alemanha e celebramos muitos Natais por lá! E eu e minha família nos apaixonamos pelas tradições de lá – dezembro passou a ser um dos meses mais esperados e gostosos de se viver, mesmo com o frio intenso. Apesar de não estarmos mais lá, continuamos as tradições por aqui. Quem sabe alguma inspira você?
Dia de São Nicolau
Celebrado na noite de 5 para 6 de dezembro em muitos países europeus, como a Alemanha. As crianças limpam suas botas e as colocam à porta, para acordar no dia seguinte e encontrar doces, nozes e pequenos presentes deixados por São Nicolau, essa figura bondosa do século IV que virou símbolo de proteção e generosidade. Essa tradição é uma linda forma de cultivar a magia do Natal, incentivando bons gestos e trazendo esperança às famílias. Mas atenção, aqueles que não se comportam recebem um pedaço de carvão na bota!

Duende do Natal
Outro personagem especial desse período é o duende do Natal, chamado Wichtel na cultura germânica. Eles são pequenos espíritos domésticos, que “visitam” as casas durante o Advento, escondendo-se em cantinhos diferentes a cada manhã e deixando bilhetes, travessuras ou pequenos presentes. É uma brincadeira encantadora que incentiva as crianças a praticarem a gentileza e cria um clima mágico até o dia 24, quando o Wichtel se despede com um presente especial. É uma ideia fácil de adaptar na nossa casa, usando bonequinhos simples e pura imaginação.

Coroa do Advento
Entre os símbolos fortes desta época está a coroa do Advento, ou Adventskranz, criada no século XIX na Alemanha para marcar as quatro semanas que antecedem o Natal. Feita com ramos verdes e quatro velas, ela representa a vida, a eternidade e a esperança na luz que se aproxima. Acende-se uma vela, adicionando uma por domingo, muitas acompanhadas de café e bolo em família. Em casas alemãs, fica no centro da mesa, criando um ritual diário de expectativa pelo Natal.

Calendário do Advento
O calendário do Advento, ou Adventskalender, ajuda a contar os dias de 1º a 24 de dezembro com pequenos mimos escondidos atrás de janelinhas. Essa tradição surgiu no século XIX como uma forma luterana de substituir a entrega de presentes de São Nicolau pelo Natal, fortalecendo a paciência e a expectativa. Hoje, é comum que as famílias adaptem esse hábito com chocolates, mensagens ou atividades, tornando o Advento mais alegre e cheio de significado para as crianças e adultos.

Biscoitos de Natal
E não pode faltar a tradição de assar, os biscoitos de Natal (Weihnachtsplätzchen) que enchem a casa de aroma de canela, baunilha e especiarias desde novembro. Remontando à Idade Média com delícias como Lebkuchen (espécie de pão de mel), famílias se reúnem na cozinha para preparar os biscoitos, com as crianças cortando massas e decorando. Guardados em latas decoradas, são compartilhados com vizinhos, revivendo laços afetivos.
Aqui na Europa, longe do Brasil, essas tradições me ensinam a viver o Advento com gratidão. Como mãe expatriada, adapto-as para criar memórias mágicas com minhas filhas — querem experimentar alguma delas?









