Cozinha, jardim, montando a árvore: inspire-se para um Ensaio de Natal fora do tradicional

Dezembro chegou e, com ele, a busca das famílias para eternizar as memórias em ensaios de Natal. Mas quem tem filhos sabe que mudar cenários e buscar opções que fujam do básico é sempre um desafio. Aqui em casa, somos apaixonados por fugir do convencional, apesar de amarmos, e muito, as fotos tradicionais com o pinheiro de Natal, a lareira e o vermelho predominando o cenário. Mas há alguns anos conhecemos a Funny House e o trabalho delas nos trouxe inspiração para aposentar a foto protocolar “embaixo da árvore” e abrir espaço para uma estética natalina mais livre, divertida e totalmente personalizada.
No ano passado, por exemplo, as fotografas, que trabalharam anos com o estúdio Lidi Lopes, optaram por mesclar o clássico – a árvore segue firme no roteiro – com cenários descolados que transformam qualquer canto da casa em palco para memórias de fim de ano.
A cozinha vira cenário de bagunça e registros lindos, com as crianças com farinha no nariz, biscoitos, famílias rindo enquanto tentam decorar um gingerbread que nunca fica igual ao do Pinterest. “Nossa ideia é exatamente garantir que as famílias se divirtam, é levar o carinho eco cuidado, o clima do Natal que só quem tem esse olhar de preservar o momento entende”, explica Bruna Fiorillo. O cenário escolhido por elas costuma trazer algum cantinho diferente, mas elas também levam esse olhar aos ensaios em casa.




As plantas, o jardim, também dão uma cara de retratos com aquela textura suave que só o fim de tarde de dezembro sabe entregar. A ideia é simples e genial: tirar o Natal do pedestal formal e colocá-lo onde ele realmente acontece, nos cantos cheios de vida da casa. “São ensaios que capturam o improviso, o afeto e o caos bonito de estar junto. Nada posado demais, nada repetido. Só verdade, cor e aquela sensação de ‘isso aqui é muito a nossa cara'”, diz Bruna.
O Funny House aposta em fotos que contam histórias. Às vezes é o cachorro que rouba a cena, às vezes é o bolo que desanda, às vezes é a risada que surge no instante perfeito. E é isso que tira o ensaio do comum, um Natal registrado sem roteiro engessado, mas com personalidade e alma. “Queremos que as pessoas entendam que não é a árvore de 3 metros que vai fazer a foto ficar linda, mas a conexão que aquela família possui”, conclui.
INSPIRE-SE
A ideia de Bruna e Roberta pode facilmente ser aplicada em casa, com uma boa luz, muita paciência e um celular. Uma receita na cozinha, a montagem da árvore de Natal, um passeio no jardim. Confira:














