Batata gratinada di-vi-na
Esta batata gratinada é do livro de culinária Panelinha – receitas que funcionam (Senac), da Rita Lobo. Já recomendei essa bíblia da cozinha fácil e moderna aqui! Quem preparou a receita foi a Nalva, que trabalha lá em casa, e não teve erro. Ficou di-vi-na. Teste neste feriado (ou coloque no cardápio da semana). Vai bem com peixe, carne… E, quando fica pronto, dá para sentir de longe o cheirinho gostoso!
Ingredientes
- 1 quilo de batata
- 50 g de manteiga em temperatura ambiente
- 1 xícara (chá) de leite
- 1 dente grande de alho descascado
- 1 pitada de noz-moscada
- sal e pimenta-do-reino
- 1 1/2 xícara (chá) de creme de leite fresco
Como fazer
Preaqueça o forno a 220 graus.
Numa panela, junte o leite, o alho, tempere com sal, pimenta-do-reino e noz-moscada. Leve ao fogo alto por 5 minutos ou até ferver. Desligue.
Espalhe toda a manteiga num recipiente refratário grande.
Lave, seque e descasque as batatas. Com uma faca, corte cada uma delas em fatias finas, com menos de um dedo de largura. Coloque-as no refratário untado cobrindo todo o fundo.
Aqueça novamente o leite, descarte o dente de alho e despeje sobre as batatas. Cubra o refratário com papel-alumínio e leve ao forno preaquecido por 30 minutos, até que o leite tenha sido absorvido.
Numa panelinha, aqueça o creme de leite, sem deixar ferver. Retire as batatas do forno e regue com o creme quente. Sem o papel-alumínio, leve novamente ao forno para gratinar por 20 minutos ou até que as batatas estejam bem douradas. Deixe o gratinado descansar por alguns minutos e sirva em seguida.