Vida a dois após a chegada do bebê
A chegada do bebê na família pode virar a sua cabeça e a do seu marido de cabeça para baixo, ainda mais se for o primeiro filho… mudança na rotina, no corpo e, principalmente, de prioridades, podem fazer com que as brigas surjam em meio ao casamento.
A consultora Ellen Miessa, do Coach Materno, explica que é preciso ter empatia com as mães, principalmente após a chegada do bebê.
“A mulher esperou nove meses por aquele bebê, sofreu com o sobe e desce dos hormônios, viu sua ansiedade sair do controle e, quando o bebê chega, se vê encantada e responsável por aquele serzinho tão dependente e não mede esforços, entre todos os cuidados, choros e descobertas”.
Porém, nem sempre as mulheres são compreendidas por seus companheiros. “A maioria dos artigos dizem que não podemos abandonar o casamento, mas nenhum diz que as mães querem isso!”.
Apesar dos altos e baixos, Ellen garante que ser paciente pode ajudar. “A experiência profissional e pessoal me ensinou que não existe remédio melhor que o ‘tempo’. Tudo vai se encaixar, tudo será readaptado, mas para isso acontecer é preciso esclarecer seus sentimentos”.
Para isso, conte com ajuda da sua rede de apoio, que é sempre muito bem-vinda e necessária, principalmente nos primeiros meses de vida do baby. “Todos estão em adaptação, é importante a divisão das tarefas e a conversa!”.
E continua: “É provável que toda a pressão fique em cima da mãe e, ao se tornar autoridade dentro de casa, pode levá-la ao descontrole ou até mesmo a sobrecarga. Não permita intervenção de terceiros em um momento tão único do casal, por mais que seja desgastante”.
Mas a coach garante que essa nova jornada é transformadora. “Um enorme crescimento pessoal acontece nessa fase. No dia a dia, as coisas não são tão fáceis e são muito mais complexas do que palavras faladas ou escritas. Conversas intensas fazem parte de um relacionamento transparente e maduro.”
Ellen pontua que é preciso conversar com seu marido para que ele entenda que essa fase irá passar. “Vale destacar que, muitas vezes a mãe, ao tentar salvar seu casamento, prioriza o marido ao bebê. O bebê precisa de você e, se o seu companheiro concordou em passar por tudo isso com você, será necessário que ele ceda nesse sentido, até tudo voltar ao ‘novo normal”.
E finaliza afirmando que o casal precisa passar por essa fase juntos. “Sua vida e a do seu companheiro mudaram e juntos precisam se adaptar a essa transformação, mas sempre conscientes de que agora existe um serzinho que ainda depende de vocês”.
SERVIÇO PARA IT MÃES
Para saber mais detalhes sobre esse assessoria após a chegada do bebê, é só entrar em contato com o Coach Materno por meio do telefone (11) 9 9395-0222, site oficial e também pelas redes sociais @coach_materno.