5 desafios de ser mãe de filho único


Redação It Mãe
por: Redação It Mãe
Nosso it-team produz o conteúdo mais antenado para mães
Mãe de filho único It Mãe

Se você decidiu “fechar a fábrica” depois de ter o primeiro filho, sabe bem que essa não é uma decisão fácil. É claro que ela deve ter sido resultado de muito tempo de reflexão. Mas você parou para pensar em quais desafios precisará enfrentar ao fazer essa escolha de ser mãe de filho único?

Para te preparar para algumas dificuldades que surgirão ao longo da criação do seu pequeno, conheça e reconheça os desafios de ser mãe de filho único:

Tudo o que ele quer

Como ele será seu único filho, é bem provável que você esteja disposto a fazer tudo o que ele quer, realizando todos os desejos dele e nunca dizendo “não”. Mas fique atento, porque este comportamento pode ajudar a criar um filho que não sabe lidar com frustrações e que se acha o centro do mundo.

Tudo o que você pode dar

Há também a parte material. Presentes, roupas, brinquedos, videogame… Fique atento também para não entregar de bandeja tudo o que o seu filho pedir. Às vezes você pode achar que ele está se sentindo sozinho e que, portanto, precisa de um agrado. 

Mas tome cuidado com essas pequenas decisões, porque, assim como explicado no item anterior, você pode acabar contribuindo com a criação de uma criança mimada e que não sabe ouvir uma negativa.

Superproteção

Ele é seu único filho, então, é normal que você fique apavorada diante do pensamento de vê-lo machucado ou ferido, mas não isole seu filho em uma bolha, impedindo-o de brincar lá fora, de interagir com amigos e de, em essência, viver a vida. Fique de olho, mas dê liberdade para que ele explore o mundo. 

Projetar suas aspirações

Esse é um erro bastante comum: os pais projetarem seus sonhos e aspirações em seu filho único, como se ele fosse a única chance de algo “dar certo”. Mas pegue leve, porque com o tempo ele vai desenvolver suas próprias vontades e sonhos. Então, você precisa estar por perto para apoiá-lo, não para ficar dizendo o que ele deve fazer.

Ele quer um irmão

Se o seu filho único insiste continuamente que quer um irmãozinho, é preciso entender a raiz do problema. Ele está se sentindo sozinho? Como é a relação dele com as crianças da idade dele? Não se deixe levar pelo pedido do seu filho, porque ele não sabe nada sobre engravidar e cuidar de um recém-nascido.

  • Redação It Mãe

    Nossa equipe está sempre super antenada produzindo o melhor conteúdo para as mães. Tem alguma sugestão? Mande para contato@itmae.com.br

Data da postagem: 4 de março de 2020

Tags: , , , ,

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e serviços
 que facilitam sua vida de mãe ;)