Como aumentar a imunidade dos pequenos no frio


Amanda Figueiredo
por: Amanda Figueiredo
Amanda Figueiredo (@nutriamandafig) é nutricionista clínica pela USP, especialista em saúde da mulher, gestantes e introdução alimentar.
(foto: Freepik)

Quem é mãe sabe que, com a chegada das estações mais frias do ano, aumentam os casos de doenças respiratórias entre as crianças, como gripes, resfriados, amigdalite, rinite, bronquiolite e a tão temida tosse persistente. Isso acontece porque o ar mais seco, a maior permanência em ambientes fechados e a queda na umidade favorecem a circulação de vírus e bactérias.

Mas, a boa notícia é que, além dos cuidados básicos de higiene e da vacinação em dia, a alimentação pode ser uma forte aliada para ajudar na defesa natural do organismo infantil.

Veja abaixo algumas dicas práticas de  como deixar a imunidade da criançada mais eficiente com a ajuda da nutrição e evitar essas doenças que tiram o sono das mães – literalmente:

Inclua alimentos ricos em vitamina C
Frutas como laranja, acerola, kiwi, morango e mamão são grandes fontes dessa vitamina antioxidante, que fortalece o sistema imunológico e ajuda a combater infecções. 

Ofereça vegetais todos os dias
Alimentos como brócolis, cenoura, espinafre e abóbora são ricos em vitaminas A e C, zinco e outros compostos que protegem as mucosas respiratórias e combatem inflamações.

Aposte em alimentos fontes de zinco e ferro
Esses minerais são fundamentais para o bom funcionamento das células de defesa do corpo. Estão presentes em carnes magras, leguminosas (como feijão e lentilha), sementes e cereais integrais (aveia, chia, linhaça, arroz integral, entre outros).

Use alho e cebola nas preparações
Sim, além de saborosa, essa dupla tem ação antimicrobiana e ajuda a prevenir infecções. Um caldo nutritivo com legumes, alho e cebola pode ser excelente nas noites frias.

Cuide da saúde intestinal do seu filho
Iogurtes naturais, kefir e alimentos ricos em fibras alimentam as bactérias boas do intestino, que influenciam diretamente na imunidade.

Hidratação é essencial, mesmo no frio
Ofereça água ao longo do dia, mesmo que a criança não peça. A boa hidratação mantém as mucosas lubrificadas e mais protegidas.

Esses cuidados ajudam a diminuir a duração e a intensidade dos quadros de gripe e resfriado, além de melhorar a recuperação.

E lembre-se: uma alimentação colorida, variada e rica em nutrientes é o melhor escudo para a saúde infantil. 

  • Amanda Figueiredo

    Nutricionista clínica pela USP, especialista em saúde da mulher, gestantes e introdução alimentar. Acredita que trabalhar com nutrição significa poder ajudar quem deseja se alimentar de maneira mais saudável e mostrar os impactos positivos dos bons hábitos. Também pensa que a alimentação saudável não precisa ser sacrificante; ela pode ser criativa e cheia de sabor, principalmente quando a incluímos desde a infância.

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e
serviços que facilitam sua vida de mãe ;)