Atenção à alimentação das crianças no final do ano!


Redação It Mãe
por: Redação It Mãe
Nosso it-team produz o conteúdo mais antenado para mães
Natal e Ano Novo não são desculpas para desistir da alimentação saudável com os pequenos

O fim de ano chegou! Desde o dia 24 de dezembro, provavelmente você já virou a chavinha da alimentação saudável e se deu de presente um break (mais do que merecido, com certeza) de qualquer dieta. E acredite, você não está sozinha nesse barco…

Aliás, é comum que a maioria das pessoas se sinta menos culpada por sair da dieta e por fugir dos hábitos alimentares mais saudáveis. É aquela velha história: “só uma vez por ano não mata ninguém”. É verdade, não mata. Mas, pode ser prejudicial, principalmente às crianças.

É preciso ter muito cuidado com a alimentação dos pequenos nas festas de fim de ano. Principalmente quando ainda são bebês. Vale ressaltar que, até os seis meses, o leite materno deve ser a única fonte de nutrientes do bebê.

Após os seis meses, quando a introdução alimentar começa, ainda assim os bebês devem consumir pouco sal e outros temperos fortes. Mesmo após os primeiros anos de vida, é preciso evitar frituras, açúcar, excesso de sal e refrigerantes.

E é claro que todo mundo merece um docinho ou algo diferente, que fuja da rotina. Afinal, é Natal, é Ano Novo, que delícia! Mas, mesmo durante as festas de final de ano, a moderação deve ser a palavra-chave.

Permita que seu filho experimente o que ele sentir vontade (se você achar adequado), mas em quantidades moderadas, e escolha algo saudável como refeição principal para ele.

Muita atenção, também, às frutas cristalizadas, frutas secas e castanhas. São saudáveis até certo ponto, porque em excesso podem trazer problemas digestivos, e gastrointestinais. Nada de dor de barriga nos pequenos!

A nossa dica é fazer com que o saudável pareça tão gostoso quanto as besteiras e comidas mais gordurosas. E a melhor forma de fazer isso é, querendo ou não, dando o exemplo. Porque, no final das contas, não tem jeito: os filhos se espelham nos pais.  

Depois, prepare opções gostosas tanto de sabor quanto de aparência para as crianças. Os pequenos (muito mais do que os adultos) são muito visuais. Então, se eles acharem bonito e interessante, irão provar.

Lembre-se de que, mesmo durante as festas de final de ano, nós devemos manter a alimentação saudável dos nossos filhos. Se fizermos isso de forma natural e divertida, os pequenos não vão se importar com as outras opções!

  • Redação It Mãe

    Nossa equipe está sempre super antenada produzindo o melhor conteúdo para as mães. Tem alguma sugestão? Mande para contato@itmae.com.br

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e serviços
 que facilitam sua vida de mãe ;)