3 formas de fazer o bebê dormir bem nas viagens
Seu bebê acorda bem mais cedo durante uma viagem ou fica bastante inquieto na hora de dormir? Saiba que isso é comum. A neurocientista Andréia Tambosi (@andreia.ninart) explica por que isso acontece e também dá três dicas excelentes de como prolongar o sono das crianças nos quartos de hotel – ou em outro lugar diferente, como uma casa de praia, campo e etc.
1. Tenha um blackout portátil
Em um ambiente diferente, os bebês acordam mais cedo, porque eles não estão acostumados ao novo lugar e, assim, se sentem menos confortáveis e relaxados para dormir. Para evitar que isso aconteça, uma boa solução é fazer um blackout no quarto da viagem; ou seja: cobrir as janelas de forma que a luz solar não desfaça a escuridão completa e atrapalhe o sono. Você pode tanto colocar uma cartolina preta ou um saco de lixo (de modo que envolva toda a janela), quanto comprar uma cortina de blackout portátil. Esta última opção é mais prática e adaptável às suas necessidades do que a cartolina ou o saco de lixo, por exemplo, pois ela se prende à parede através de ventosas (veja um modelo do produto aqui). Mas, se você preferir um dos outros dois objetos, tudo bem. O importante é que consiga vedar totalmente a entrada de luz.
2. Leve para a viagem algo que o bebê já usa para dormir em casa
Normalmente, os bebês têm algo de apego que os ajuda a dormir com mais tranquilidade – seja por reconhecerem o berço ou por estarem acostumados de outra forma com o objeto. Bichinhos de pelúcia, móbiles portáteis ou mesmo o lençol do próprio berço, que tem o cheirinho habitual, podem ajudar a prolongar o sono do pequeno. Dessa forma, ele vai se sentir mais como em casa e não ficará tão ansioso.
3. Separe o seu espaço do espaço do bebê
Um berço portátil pode ser pedido ao hotel – ou você pode levar um, caso vá para uma casa alugada. No quarto, posicione o objeto de forma que o bebê não veja as outras pessoas que dormirão ali; para que ele não desacostume do processo de dormir sozinho, quando voltar pra casa. Também, você pode pendurar um lençol que bloqueie o campo de visão do pequeno até os outros e que delimite o seu espaço no quarto. Se a criança já dormia sozinha em casa e, na viagem, não conseguir te ver ali, ao seu lado, também não vai se distrair ou ficar agitada à noite.
SERVIÇO PARA IT MÃES
Andréia Tambosi é especialista internacional em sono infantil, neurocientista e mãe. Seu propósito é o de ser um farol em meio à privação de sono para as famílias; transformando o pesadelo da hora de dormir no melhor momento do dia. Saiba mais no nosso Guia!
Leia também: