3 hábitos das mães desorganizadas
Para evitar mais bagunça em casa, cada coisa deve ser guardada em seu devido lugar logo após o uso (Foto: 123RF)
- Elas espalham suas coisas
Ao chegar em casa, elas deixam tudo, da bolsa ao casaco, em qualquer lugar. O resultado é que, depois, passam horas procurando. Nunca lembram se o celular ficou na sala, no escritório ou, ainda, no sofá com o filho que estava jogando. Quase nunca sabem onde estão seus óculos, nem as chaves do carro, nem a carteira, pois a cada hora os colocam em um local diferente. E na hora de sair de casa com as crianças é aquela correria para encontrar tudo! Uma alternativa, simples e funcional, é determinar um local para cada coisa – das chaves ao uniforme dos pequenos.
- Elas raramente devolvem as coisas ao devido lugar
Pessoas bagunceiras são peritas em guardar as coisas cada vez num local diferente – haja gavetas! E por isso sempre precisam gastar minutos preciosos procurando desde documentos importantes, como passaporte em véspera de viagem até os ingredientes para preparar o jantar, pois guardam os mantimentos cada hora numa parte da despensa. Ora o trigo para quibe está na segunda, ora na terceira prateleira. Às vezes, ainda, nem há todos os itens necessários na despensa, porque o desorganizado também não costuma fazer lista de compras. Vai ao supermercado e tenta usar apenas a memória para trazer o que precisa. E sempre volta para casa sem tudo que deveria comprar. Talvez isso causasse menos problemas antes dos filhos… Daí a importância de criar o hábito – e depois transformá-lo numa regra para todos em casa! – de devolver o que foi utilizado ao seu devido lugar. Além de, claro, fazer listas para tudo, incluindo as inúmeras tarefas “invisíveis” (lavar roupa, levar a filha à fono, etc.) que você tem de fazer ao longo do dia.
- Elas não calculam o tempo que perdem com a bagunça
Como estão acostumadas a procurar suas coisas, as pessoas desorganizadas não calculam o tempo precioso que perdem com a falta de organização. Como tudo que se torna um hábito, a bagunça faz com que coloquemos nossas tarefas (no caso, essas que nos fazem perder tempo) no piloto automático. Ninguém pensa quantas vezes engata a quarta marcha numa viagem de São Paulo a Santos. Da mesma forma, você não se dá conta do quanto poderia ser mais prático garantir todos os ingredientes do jantar se criasse um cardápio semanal.
Se você se identificou com algum item (ou com os três!), calma que tem solução. Vale a pena repensar o seu dia a dia, seja para ganhar mais tempo para você e/ou para sua família, como qualidade de vida também. Se precisar de mais ajuda, confira os nosso cursos de Organização Pessoal e Produtividade e Organização de Residências. Não desista, ok?