Receita fácil de naked cake para festejar
Logo que me descobri grávida passei a colecionar livros sobre maternidade e dicas de educação. Nessas minhas buscas por uma literatura que atestasse minha sanidade pós período Victoriano – não o histórico, o da minha Victoria mesmo – ou que pelo menos me mostrasse que existem outras tantas mães tão insanas como eu, me deparei com o “Crianças francesas não fazem manha” (editora Fontanar).
O livro é o relato em tom bem informal de Pamela Druckerman, uma jornalista americana vivendo em Paris que se surpreende com a diferença entre a educação dada pelos anglo-saxônicos e europeus e como isso se reflete no temperamento das crianças.
Quase um ano após a chegada do livro e 108 páginas lidas (o que não é nem a metade, a saber) continuo me surpreendendo com as sacadas da autora. Descobri, por exemplo, que para os franceses é importante esperar alguns instantes quando seu bebê chora à noite, por exemplo, para dar a ele uma chance de pegar no sono novamente caso esteja entre ciclos do sono.
Também curti a ideia de que mesmo nas casas mais rígidas sempre há espaço para permitir que a criança participe das escolhas. Em uma das histórias que ela cita, a mãe francesa deixa que sua filha use o que quiser dentro de casa, do vestido de princesa à fantasia que não serve mais. Mas na hora de sair, quem escolhe é ela.
Entre as surpresas do livro ainda encontrei uma receita genial de bolo de iogurte, um clássico francês, ao que parece. Decidi aproveitá-la para criar meu primeiro naked cake, aquele bolo rústico frequentemente coberto com frutas vermelhas.
Como o aniversário de um ano da Victoria se aproxima, achei legal começar a testar receitas desde já. E não é que essa fez tanto sucesso que nem vou procurar por outra?
Antes do passo a passo, o que você precisa saber sobre o Naked Cake:
– Naked cake nada mais é do que um bolo recheado cuja cobertura não esconde toda massa; deixando-a “pelada”;
– Normalmente a forma utilizada é a redonda de 20 centímetros com aro removível. Esse é só um detalhe, mas ajuda a garantir a marca registrada do bolo;
– Você pode usar duas formas ao mesmo tempo ou uma só. Mas nesse caso, terá que cortar a massa no meio para abrir espaço para o recheio. Se for o caso, use uma faca larga de cortar pão;
– Por segurança, há quem cubra a forma toda com papel vegetal, eliminando o risco de a massa grudar. Para tanto, corte o papel no tamanho do fundo da forma e das laterais. Unte a forma para que o papel fixe e depois unte também o papel
– Como qualquer outra receita, essa tem uma série de variações. Você pode colocar chocolate na cobertura, enfeitar o topo com frutas e ficará igualmente bom
– Não bata demais a massa. Você pode até usar batedeira, mas em velocidade baixa e muito brevemente. Cuidado também para não assar demais. Respeite o tempo de preparo ainda que ela não pareça douradinha por fora.
– Caso sinta o bolo seco, ferva dois copos de água com três colheres de açúcar e o suco de um limão. Use esse xarope para molhar a massa já fria
Beijos e bom apetite,
Monique
Receita de Naked Cake com bolo de iogurte e cobertura de frutas vermelhas
Ingredientes da massa
- 02 copos de iogurte natural
- 02 ovos em temperatura ambiente
- 02 copos (de iogurte) de açúcar (ou um pouco menos, dependendo do seu gosto)
- 01 colher (chá) de essência de baunilha
- ¾ copo (de iogurte) de óleo vegetal
- 04 copos (de iogurte) de farinha de trigo peneirada
- 1 e ½ colher (chá) de bicarbonato de sódio
Ingredientes da cobertura
- 01 caixa de frutas vermelhas
- 200 ml de creme de leite fresco gelado
Modo de preparo
Pré-aqueça o forno a 190 graus. Misture o iogurte, os ovos, o açúcar, a baunilha e o óleo. Em uma vasilha extra, junte a farinha e o bicarbonato. Adicione os ingredientes secos à mistura com iogurte. Mescle tudo gentilmente e por poucos instantes. Distribua a massa em duas formas (se tiver só uma, terá de dividir o bolo em duas partes depois de pronto para rechear. Use uma faca de pão e abaixe na altura do bolo para fazer o corte bem no meio – fique tranquila, a massa desse bolo é consistente e não vai quebrar) e leve ao forno por 30 minutos. Use um palito para descobrir se a massa já está seca. Caso contrário asse por 10 minutos mais. (foto: Monique dos Anjos)
Depois de retirar o bolo do forno, deixe-o descansar sobre a boca do fogão (ou em uma grade apropriada) até que esteja completamente frio. Só então comece a montagem. Enquanto o bolo esfria, aproveite para preparar a cobertura. O truque para conseguir uma consistência rápida de chantili é usar uma vasilha gelada para bater o creme de leite fresco por cinco minutos ou até que fique firme. Se talhar, acrescente mais creme de leite e bata outra vez. Conserve na geladeira até usar. (foto: Monique dos Anjos)
Montagem
Desenforme o bolo e, usando uma travessa grande como apoio, vire-o de cabeça para baixo (assim, você garante uma superfície lisa e plana). Passe uma camada generosa do creme de leite fresco batido e depois inclua a outra metade do bolo, também virado para baixo. Acrescente mais uma camada de creme e coloque as frutas vermelhas no topo. Finalize polvilhando açúcar, preferencialmente de confeiteiro, por cima. (foto: Monique dos Anjos)