Receita fácil de bolo salgado de liquidificador


Monique dos Anjos
por: Monique dos Anjos

 

Com uma simples salada esse bolo vira uma refeição (foto: Monique dos Anjos) Acompanhado de uma simples salada, este bolo vira uma refeição (foto: Monique dos Anjos)


Para mim a maternidade é algo assustador. Não me levem a mal. Eu curto cada segundo, num estilo meio criança na montanha russa que chora nas descidas, mas reclama quando acaba. Quando Victoria nasceu, me vi tomada por um medo quase descontrolável de que ela poderia morrer de fome. Nos meus pesadelos algo acontecia e eu ficava impedida de amamentar. Sobrando a ela como única opção morrer de inanição (no meu sonho, aparentemente, ainda não fabricavam leite em pó).

Depois que ela cresceu e passou a comer de tudo, meu medo era eu sofrer uma morte súbita e deixá-la chorando ao lado do meu corpo sem vida – fiquei tão encanada que criei a estratégia das 12 horas com meu marido. Se ele estivesse viajando e eu ficasse incomunicável por 12 horas ele deveria chamar a portaria, os vizinhos, os amigos, qualquer um que pudesse salvar minha bebê de sua mãe desacordada. Infelizmente a realidade se mostrou mais aterradora do que qualquer um desses medos.

Semana passada, enquanto Victoria comia fruta em pedaços sentada no meu colo, algo entalou em sua garganta. Por alguns instantes ela deixou de respirar. Abriu seus olhos vermelhos pelas lágrimas como pedindo socorro, enquanto sua pele mudava de cor e os lábios iam ficando roxos. Não sei quanto tempo durou. Só pensava que não dava tempo de ligar para a emergência. Quanto tempo ela aguentaria assim? Me lembrei dos textos de primeiros socorros e a coloquei de barriga para baixo apoiada no meu antebraço, com sua cabeça mais baixa que o tronco, e sua boca aberta com meus dedos, enquanto batia a palma da minha mão no meio das suas costas. Um pedaço de meia-uva saiu. Mas ela seguia sem respirar. A deitei no chão e fiz respiração boca a boca enquanto sugava o muco que formou em sua garganta. Aos poucos ela voltou a respirar em meio a soluços de terror e pânico. Não tem lição aprendida aqui. Mesmo com todos os cuidados para evitar acidentes, ficamos perto de uma fatalidade. Pelo menos, descobri que estava preparada para enfrentar a situação. Ainda sinto calafrios só por lembrar. Mas resolvi compartilhar com vocês para transformar esse episódio em algo útil. Se um dia acontecer com seu bebê, lembre-se desses procedimentos.

Tudo isso aconteceu dias depois de uma deliciosa visita da minha família, que de susto quase pega um voo de volta pro Panamá. Com eles aqui, Victoria teve mais companhia e eu mais tempo para experimentar receitas. Ainda aproveitei mamis e irmã na cozinha para aprender a receita de bolo salgado com recheio de carne moída da família. É supersimples e nem requer as seis mãos que usamos – embora assim seja mais divertido. Vem aprender!

Beijos,

Monique

 

Receita de bolo salgado com recheio de carne moída

Ingredientes

  • 03 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 01 xicara (chá) de amido de milho
  • 02 colheres (sopa) de manteiga em temperatura ambiente
  • 02 colheres (sopa) de fermento
  • ¾ xícara (chá) de óleo vegetal
  • 01 colher (sobremesa) de sal
  • 01 colher (chá) de açúcar
  • 01 e ½ xícara (chá) de leite
  • 03 ovos em temperatura ambiente
  • 01 xícara (chá) de queijo parmesão ralado
  • 01 tomate em rodelas
  • 01 ovo cozido em rodelas
  • 300 gramas de carne moída cozida*

 

Modo de preparo

Pré-aqueça o forno a 180 graus. Em um liquidificador coloque as gemas, a manteiga e o sal. Bata por trinta segundos em velocidade baixa. Acrescente o óleo, a farinha de trigo, o amido, o queijo ralado e o açúcar. Bata outra vez. Dissolva o fermento no leite e inclua-os. A parte, bata as claras com uma colher somente para que fique mais solta e acrescente aos demais ingredientes. Bata tudo em velocidade média até obter uma massa uniforme. Despeje metade da mistura em uma forma redonda untada com manteiga e farinha de trigo. Acrescente a carne moída e cubra com o restante da massa. Coloque as rodelas de ovo e de tomate no topo e leve ao forno por quarenta minutos em temperatura média.

*Para preparar a carne moída, você pode usar sua receita habitual. A minha é dourar um dente de alho espremido e uma cebola pequena picada em uma panela com azeite, acrescentar a carne moída, temperar com noz-moscada, sal e pimenta e fritar bem enquanto amasso a carne com um garfo para desfazer qualquer parte grudada. Depois, acrescento uma lata de molho de tomate pronto para que o recheio não fique seco. Misturo, deixo ferver por cinco minutos e está pronto.

  • Monique dos Anjos

    Com diploma de jornalista e alma de cozinheira, a editora convidada de gastronomia do It Mãe passou a sentir a vida mais doce desde que se tornou mãe da Victoria.

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e
serviços que facilitam sua vida de mãe ;)