Que tal um creme de alho poró para seu bebê?

Em tempos de consultas médicas via “Dr. Google” e da supervalorização dos modismos é sempre bom poder contar com a boa e velha conversa tête-a-tête com quem realmente entende de saúde. Esse foi o pensamento que me fez ligar hoje cedo para a Débora Rosa, uma expert em nutrição pediátrica e responsável pelo Nutriterapia, um espaço cheio de dicas de alimentação para a família toda. A ideia era saber se eu poderia oferecer para Victoria uma receitinha que tinha em mente de creme de alho poró. Além do sinal verde, Débora ainda me esclareceu que a gente não precisa ficar encanada em servir essa ou aquela comida para os filhotes.
O alho poró, assim como qualquer ingrediente natural (bem preparado, claro) pode ser apresentado sem medo aos que já sopraram a velinha de um ano. Parece óbvio. Mas eu, que sempre quero inventar moda, costumo florear bastante certas receitas, impedindo a bebê de conhecer o real saber dos alimentos. Portanto, caso seu bebê ainda não conheça o alho poró, tente prepará-lo da forma mais simples, sem cremes ou especiarias na primeira vez. Por aqui, Victoria já provou alho poro refogado, cozido no vapor e, agora, com creme de molho branco. Veja como é fácil surpreender seu bebê também.
Beijos,
Monique
Creme de alho poró
Ingredientes
- 03 talos de alho poró
- 01 colher de manteiga
- 01 colher de farinha de trigo
- 01 xícara de leite
- Alho e cebola a gosto
- Azeite
- Sal a gosto
Modo de preparo
Lave bem o alho poró e corte a parte verde escura do talo. Uma dica para saber até que ponto aproveitar é cortar uma fatia da parte verde clara para descobrir se está fibrosa demais e, portanto, precisa ser dispensada também. Em uma panela doure o alho e a cebola no azeite. Acrescente o alho poró em rodelas, tempere e refogue em fogo baixo por dez minutos. Em outra panela, derreta a manteiga e, antes que comece a dourar, tire do fogo. Acrescente a farinha e misture bem. Em seguida leve de volta ao fogão, inclua o leite e mexe em fogo médio até engrossar.