Por que os médicos fazem a contagem da gravidez por semanas?


Dr. Domingos Mantelli
por: Dr. Domingos Mantelli
Médico especializado em Ginecologia e Obstetrícia

gravida_ultrassom

Se você não sabe a data da última menstruação, a gestação pode ser calculada com ajuda do ultrassom (Foto: 123RF)

Uma dúvida comum entre as mulheres que estão no início de uma gestação é a forma pela qual deve ser contada a gravidez: por semanas ou por meses? Geralmente, elas estão acostumadas a ouvir falar que a amiga está de sete, oito, nove meses… E aí, ao chegar na primeira consulta com o obstetra no pré-natal, o médico começa a calcular a idade gestacional (como é chamado o tempo de gravidez) em semanas… No entanto, há uma lógica para que os médicos contem a gestação dessa forma. Quando contada por meses, isso pode ocasionar uma diferença substancial no tempo da gravidez, já quem nem todos os meses têm quatro semanas.

Uma gestação dura em média 40 semanas o que corresponde a 10 meses lunares. Os meses lunares são compostos por quatro semanas, e esse período equivale a aproximadamente nove meses para as mulheres que estão acostumadas a acompanhar o calendário. Desse modo, o médico obstetra conta a gestação por semanas e não por meses para definir corretamente o período gestacional de acordo com suas fases.

Para esclarecer as dúvidas sobre os meses da gestação abaixo segue uma pequena tabela:

 No primeiro trimestre a gestação é definida do seguinte modo:

1 a 4 semanas de gestação: a mulher está de um mês;
5 a 8 semanas de gestação: a mulher está de dois meses;
9 a 12 semanas de gestação: a mulher está de três meses.

Segundo trimestre

13 a 16 semanas de gestação: a mulher está de quatro meses;
17 a 20 semanas de gestação: a mulher está de cinco meses;
21 a 24 semanas de gestação: a mulher está de seis meses.

Terceiro trimestre
25 a 28 semanas de gestação: a mulher está de sete meses;
29 a 32 semanas de gestação: a mulher está de oito meses;
33 a 36 semanas de gestação: a mulher está de nove meses;
37 a 40 semanas de gestação: a mulher está de dez meses.

Estamos falando de meses lunares, ok? Outro dado que pode confundir é o seguinte: a contagem em semanas começa antes da gravidez. Isso mesmo! Como geralmente é impossível saber o dia exato da fecundação, os médicos começam a contar a gestação desde o primeiro dia da última menstruação (que também é conhecido pela sigla DUM). Por isso, quando a menstruação atrasa, dali a duas semanas, e a mulher vai fazer um teste de gravidez, ela já está entre a quarta e a quinta semana de gestação. E se a gestante tem o ciclo irregular ou não sabe a data da última menstruação, o que é comum, o exame de ultrassom vai ajudar nesse cálculo por meio das medidas do bebê. Mas quanto antes ele for realizado, mais precisa a conta. Sendo assim, diante de qualquer suspeita, converse com o seu médico assim que possível.

  • Dr. Domingos Mantelli

    Médico especializado em Ginecologia e Obstetrícia. Papai da Giulia e da Isabella. E autor do livro “Gestação: mitos e verdades sob o olhar do obstetra” e pai da Giulia

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e serviços
 que facilitam sua vida de mãe ;)