O que fazer com tanto palpite
Lembro que quando estava grávida da minha primeira filha, fui a uma festa de aniversário e pedi ao garçom refrigerante normal em vez do diet, que ele havia me acabado de me oferecer. Ele disse que não tinha. Então eu pedi água. A mãe da dona da festa, que estava ao meu lado, torceu o nariz e achou a maior bobagem eu seguir a recomendação da minha médica de evitar adoçantes. Dessa maneira me dei conta de que todo mundo dá palpite na gravidez alheia.
Hoje, dois filhos depois, até entendo, porque já me peguei muitas vezes, mesmo sem querer ser inconveniente, dando minha opinião – não solicitada – para minhas amigas mães de primeira viagem (ou até mesmo para alguma grávida que vejo no salão de beleza, na porta da escola das crianças…).
No meu caso (e acredito que em 90% dos casos), por trás dos palpites há o intuito de ajudar, de mostrar um atalho, de apresentar um jeito mais fácil de lidar com aquele dilema da gravidez ou aquela questão do bebê. Os outros 10% são os casos de gente que quer mostrar que sabe mais que você (e isso é muuuuito irritante!).
Mas voltando aos 90% dos palpites, os bem intencionados. O fato é que eles incomodam no começo, logo que a gente vira mãe. É difícil ficar zen quando, diante das tantas soluções apontadas pelos outros, ainda não tivemos tempo de ter a nossa própria. E acaba batendo um sensação de incompetência. Parece que todo mundo sabe melhor que você, que é a mãe, o jeito mais apropriado de criar o SEU filho!
Se você está justamente passando por isso, aqui vai meu palpite: conforme você for se apropriando de sua condição de mãe, mais vai tirar de letra as opiniões que chegam sem pedir licença. Terá mais sangue frio para neutralizar com elegância (leia-se, simplesmente, ignorar) o palpite maldoso e vai achar mais fácil também identificar quando aquela sua amiga só está querendo dar um toque para você não sofrer como ela no pós-parto, por exemplo.
O melhor é usar o que interessa e descartar o que não serve para você, certa de que na maioria das vezes o palpite é o um jeito de todo mundo se sentir parte desse momento tão gostoso que é o nascimento de um bebê.
Um beijo,
Dani Folloni