Creme de zucchini gratinado que fica pronto em 15 minutos
O que fazer se, ao receber seus sogros pela primeira vez na casa nova, você – que está com um olho no bebê recém-nascido e outro no fogão – erra o preparo de uma simples abobrinha refogada? A) senta, chora e coloca a culpa nos hormônios do pós-parto? B) briga com o marido e diz que você é quem deveria estar fazendo sala para as visitas e não queimando as panelas ou C) aproveita para improvisar, transforma a abobrinha empapada em um lindo creme e finge que essa era sua intenção desde o princípio? Dá para imaginar qual caminho eu escolhi, né?
E foi assim que surgiu a ideia de preparar um creme de zucchini gratinado. Não é inédita, mas essa receita me conquistou pela simplicidade e por dar certo mesmo quando tudo dá errado. Para um toque gourmet, troque o parmesão por queijo de cabra ou gruyere ou… bom, o céu é o limite. Depois de ir ao forno, o queijo se incorpora ao creme, deixando o sabor ainda melhor. O mais legal é que esse prato não leva mais do que 15 ou 20 minutos para ficar pronto. É entrar e sair da cozinha. Aproveite, prove e bom proveito!
Beijos,
Monique
Ingredientes
- meio quilo de abobrinha – cerca de cinco ou seis unidades grandes
- um dente de alho
- uma cebola pequena
- uma colher (sopa) de manteiga
- duas pitadas de sal
- uma pitada de pimenta
- quatro colheres (sopa) de parmesão ralado

Para preparar o creme de zucchini gratinado você vai precisar de abobrinha, alho, cebola, sal, pimenta, manteiga, queijo parmesão (foto: Monique dos Anjos)

Em uma panela, frite a cebola e o alho picado na manteiga. Acrescente a abobrinha cortada em pedaços pequenos, tempere com sal e pimenta e refogue por dez minutos ou até que amoleçam. Desligue o fogo apenas quando a abobrinha estiver prestes a queimar. Assim você obtém um sabor “defumado” extra (foto: Monique dos Anjos)

Leve a abobrinha pronta diretamente para o liquidificador e bata por alguns instantes para conseguir um creme (foto: Monique dos Anjos)

Distribua o creme em quatro recipientes individuais que possam ser levados ao forno, cubra-os com o parmesão ralado e asse em fogo médio (180 graus) por cinco minutos ou até que o queijo derreta (foto: Monique dos Anjos)