Como organizar a rotina de sono com duas crianças pequenas


Redação It Mãe
por: Redação It Mãe
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Rotina de sono It Mãe

Ter um filho pequeno e precisar estabelecer uma rotina do sono já é uma tarefa que pode se tornar um desafio, mas quando se tem duas crianças pequenas a situação fica ainda mais delicada. No entanto, é algo que precisa ser feito, já que a importância do sono, principalmente nos primeiros anos de vida, é imenso. 

É durante o sono que as crianças se desenvolvem e reúnem as energias necessárias para o próximo dia. Os hormônios do crescimento trabalham nestas horas da noite e ter um sono pesado se torna revigorante para os pequenos. Se para os adultos nem sempre é fácil conseguir seguir uma rotina do sono, para as crianças isso é imprescindível. 

Algumas atitudes podem ajudar na hora de conseguir organizar esta rotina com as crianças. Siga estas dicas e seja persistente, pois uma hora tudo entra nos eixos.

Horários

Desde pequenos é preciso que as crianças tenham um padrão de regras para ser seguido, pois isso dá a elas uma sensação de segurança e reforma os limites impostos pelos pais. 

De acordo com a idade de seus filhos existe uma necessidade diferente de horas de sono, e se você tem crianças de idades diferentes é preciso que cada um tenha sua rotina, sem interferir no outro. Entre os 4 e 12 meses de idade o ideal é ter de 12 a 16 horas de sono por dia, incluindo sonecas; de 1 a 2 anos são 11 a 14 horas de sono por dia, incluindo sonecas; 3 a 5 anos são indicadas de 10 a 13 horas de sono por dia, incluindo sonecas; de 6 a 12 anos as crianças precisam de 9 a 12 horas de sono por dia e de 13 a 18 anos de 8 a 10 horas diárias.

O ideal é que as crianças esteja na cama a partir das 20h, que é quando os hormônios começam a trabalhar e precisa de repouso e escuridão para isso. Outra dica importante é que durante o fim de semana ou feriados e férias a rotina precisa ser mantida.

Costumes

Ainda pensando na rotina do sono é bom estabelecer costumes que façam as crianças entenderem que a hora de ir para a cama chegou. Procure deixar a casa mais silenciosa quando o horário de dormir se aproximar, evite estímulos e atividades físicas. 

Contar uma história quando as crianças já estão na cama, ou estimular a leitura daqueles que já sabem ler é uma boa prática. Se ao menos um de seus filhos já sabe ler ele inclusive pode ler para o irmão.

Exemplo

De nada adianta estabelecer limites e regras para seus filhos, se você e seu parceiro não darem o exemplo. É óbvio que vocês não precisam ir para a cama no mesmo horário que as crianças mas evitem qualquer atividade que faça muito barulho ou movimente a casa. Na hora de acordar também mostrem disposição e coragem para enfrentar um novo dia, principalmente para crianças em idade escolar isso faz toda a diferença.

Alimentação

Com exceção do bebês, que precisam ser alimentados durante a madrugada, o ideal é que a alimentação das crianças seja feita ao menos três horas antes da rotina do sono. Para evitar que acordem para ir ao banheiro, também limite beber água até ao menos uma hora antes de ir para a cama.

Por fim, o ideal é que tudo seja feito individualmente, mas pensando na coletividade.

  • Redação It Mãe

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Data da postagem: 20 de janeiro de 2020

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