A Bela e a Fera com atores é muito atual
O remake do clássico, agora com atores de verdade, traz Emma Watson no papel principal (Foto: Disney/Divulgação)
Das princesas da Disney, Bela continua sendo a minha preferida. Mesmo depois de Elsa e Moana. Ainda que a história se passe no século 18, Bela é uma mocinha contemporânea, com muitas coisas bacanas a ensinar para nossas filhas, especialmente neste mês de março, quando falamos tanto dos direitos das mulheres:
1- Não se deixe levar por aquilo que os outros pensam de você – especialmente quando as pessoas têm cabeça pequena e retrógrada;
2- Se você quer mais do que cuidar da casa, evite casar com aquele tipo de homem com pensamento machista, à la Gaston, por mais que ele seja bonito;
3- Ame os livros e o conhecimento – eles são o seu passaporte para o mundo e para a independência;
4- Procure um relacionamento em que exista uma parceria. Gosto da cena em que Fera salva a Bela e depois é Bela quem a salva a Fera dos lobos;
5- Evite o preconceito – primeiro conheça as pessoas para depois dizer se elas valem ou não a pena. Olhar por trás das aparências pode ser um conselho piegas, mas pra mim nunca sai de moda. Especialmente em tempos de tanta intolerância.
Assistindo à apresentação da versão live-action (ou seja, com atores de verdade e não animados como no filme de 1991) desse clássico da Disney, vi que Bela continua atual e o conflitos do filme mais contemporâneos do que nunca. Sem falar que com personagens de carne e osso e cenários “de verdade” a trama está ainda mais encantadora.
Achei bem acertada a escolha da atriz Emma Watson para interpretar Bela. Linda, delicada, moderna. Os atores também deram mais vida e personalidade a personagens secundários, como LeFou, o divertido braço direito de Gaston.
Também estava curiosa para ver como os estúdios Disney iriam apresentar um dos pontos altos do filme no que diz respeito a efeitos especiais, como o momento do jantar que o candelabro Lumière e todos os demais serviçais do castelo oferecem a Bela. Um show de cores e efeitos, ao som de Be Our Guest, mais impressionantes do que os da animação.
Algumas cenas foram acrescentadas, como as que mostram o baile que antecedeu ao encantamento da feiticeira no início do filme e a que explica o que aconteceu com a mãe de Bela, mas basicamente a sequência da história continua a mesma. O que não impede a gente de se envolver, emocionar e, novamente, torcer para que tudo dê certo no final. A estreia acontece hoje, dia 16 de março. Não perca!