Será que meu filho tem algum problema de sono?


Redação It Mãe
por: Redação It Mãe
Nosso it-team produz o conteúdo mais antenado para mães
problema de sono maternity coach it mãe

Você também fica em dúvida se o seu pequeno tem algum problema de sono? Ou se você deve esperar a fase passar ou fazer alguma coisa em relação às noites mal dormidas e essa dificuldade em dormir durante o dia? 

Fique tranquila, muitas mães passam por esses questionamentos, é normal! Pensando nisso, a Daniela Arai e a Michele Melão, consultoras especializadas em sono infantil da Maternity Coach, ressaltam que dormir para uma criança não é tão simples como é para um adulto.

Isso porque a atividade cerebral dos pequenos é frenética, é um momento de parar de interagir e ficar longe das pessoas que o bebê se sente seguro, então ela quer fazer qualquer coisa, menos dormir. Além de entrar no sono, manter esse período também pode ser um desafio.

As especialistas destacam que, quando falamos de sono infantil, estes são geralmente os principais problemas:

  • Despertares noturnos;
  • Sonecas curtas ou que apenas acontecem com a criança no colo;
  • Luta para adormecer;
  • Crianças madrugadoras – que querem começar o dia antes de 6h da manhã;
  • Dificuldade com rotina e extrema irritação no fim do dia;
  • Crianças que não dormem sozinhas (precisam ser alimentadas ou ninadas no colo).

Porém, a boa notícia é que mais de 95% dos problemas de sono das crianças têm uma razão comportamental, ou seja, é possível resolver com uma educação de sono. Daniela e Michele destacam que dormir é uma habilidade que se aprende. Portanto, pode ser ensinada para uma criança a partir do 4º mês de vida.

Principais motivos dos problemas com o sono das crianças 

Aliás, esses problemas de sono podem aparecer por vários motivos como falta de rotina, exposição excessiva a telas, muito – ou pouco – estímulo durante o dia, cochilos inadequados, falta de rituais que mostram para a criança que está na hora de dormir (causando insegurança e ansiedade na hora do sono), hábitos alimentares, pouca exposição à luz natural e as conhecidas associações de sono.

Por isso, um processo de aprendizagem de sono envolve muitos aspectos além da criança dormir sozinha. É preciso ter uma visão holística, para tratar todos estes aspectos.  E isso não acontece de um dia para o outro, por ser um processo de aprendizagem.  

bebê saudável maternity coach it mãe
(Foto: Divulgação/Maternity Coach)

As profissionais afirmam que, ao entender o dia da criança, já é possível fazer pequenos ajustes que podem solucionar grande parte do problema. E, por fim, ensinar a criança a relaxar, a desenvolver a habilidade de autoconforto, para que ela entre no sono com mais independência e consiga manter esse sono sem ajuda, fecha o processo todo com chave de ouro.

Dormir bem vai muito além da questão do cansaço no dia seguinte. Uma criança que não dorme pode ter prejuízo em todo seu desenvolvimento físico, cognitivo e motor.

Pesquisas mostram que crianças com privação de sono, têm dificuldade em regular as emoções, em memorizar o que aprendem, problemas no crescimento (já que o hormônio do crescimento é liberado durante o sono), sistema imunológico afetado, correm maior risco de obesidade infantil e hiperatividade. 

Além disso, as coaches ainda destacam que as crianças com problemas de sono nos dois primeiros anos de vida têm maior probabilidade de apresentar dificuldade de sono ao longo da infância, adolescência e até na vida adulta.

Então, se você acredita que seu baby está com algum problema de sono, procure ajuda com a Maternity Coach. Com informação de qualidade e a estratégia correta, é possível sim ter noites restauradoras de sono! Inclusive, ter mais tempo livre para fazer as atividades do dia a dia e principalmente curtir mais esse momento tão mágico da maternidade!

SERVIÇO PARA IT MÃES

Para saber como lidar com o problema de sono do bebê, acesse o site oficial ou entre em contato pelo WhatsApp (11) 97687-3368. Acompanhe também todas as novidades no Instagram @maternitycoach

*publieditorial 

  • Redação It Mãe

    Nossa equipe está sempre super antenada produzindo o melhor conteúdo para as mães. Tem alguma sugestão? Mande para contato@itmae.com.br

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e serviços
 que facilitam sua vida de mãe ;)