Desmame Noturno: Como Fazer com Calma e Sem Culpa


Redação It Mãe
por: Redação It Mãe
Nosso it-team produz o conteúdo mais antenado para mães
Conheça as fases do sono do bebê recém-nascido It Mãe
Conheça as fases do sono do bebê recém-nascido It Mãe
(foto: 123TRF)

Se você está pensando em tirar a amamentação da madrugada e não está conseguindo, saiba que não está sozinha. O desmame noturno pode ser um grande desafio para muitas mães, porque muitas vezes o bebê aprendeu a dormir só sugando o peito. Mas calma, não precisa ser um drama! Lembre-se: cada bebê tem seu tempo, e você não precisa fazer nada com pressa ou culpa. Com um processo respeitoso, vocês dois vão passar por essa fase de forma mais tranquila. Veja o que saber e fazer nessa fase:

1. O Desmame Noturno Não Vai Tirar o Leite do Dia

Uma dúvida muito comum é se tirar a mamada da noite pode afetar a amamentação durante o dia. Pode ficar tranquila: “O desmame noturno não afeta a amamentação do dia, pode ter certeza disso”, garante a especialista em sono do bebê e neurocientista Andreia Tambosi. Seu bebê vai continuar mamando durante o dia normalmente.

2. Criar uma Rotina de Sono Ajuda Muito

Para reduzir os despertares noturnos, é essencial que seu bebê tenha uma rotina bem ajustada. Se ele já dorme e acorda em horários regulares, naturalmente vai acordar menos de madrugada para mamar. Como diz Andreia: “Se a rotina estiver adequada, naturalmente já irão reduzir alguns despertares.” Então, observe se o soninho do seu bebê está bem organizado.

3. Seu Bebê Está Mamando de Verdade Durante o Dia?

Se o bebê passa o dia só “chupetando” o peito e não mamando direito, pode ser que ele realmente sinta fome à noite. A dica aqui é garantir que ele faça mamadas completas durante o dia para que, à noite, ele possa apenas dormir tranquilo. “Você deve organizar essa amamentação do dia para que o bebê mame efetivamente, para que a noite seja feita apenas para dormir, certo?”, explica Andreia.

4. Escolha um Método de desmame noturno Que Faça Sentido Para Vocês

O desmame noturno precisa ser um processo gradual e respeitoso. Uma sugestão da especialista é o método da fazendinha, que ajuda a distrair o bebê e mostrar outras formas de acolhimento, sem que ele chore por horas pedindo o peito. “A gente distrai muito o bebê, mostra outras maneiras de acolhimento, sem que ele fique protestando horas e horas, querendo o peito da mãe”, diz Andreia. Ou seja, carinho, colo e presença são fundamentais nesse momento de transição.

5. Qual a Idade do Seu Bebê?

A partir dos sete meses, o bebê já tem capacidade fisiológica de passar 10 horas sem mamar. E, depois de um ano, ele já consegue dormir 12 horas seguidas, sem precisar de leite à noite. Então, dependendo da idade do seu pequeno, talvez ele já esteja pronto para essa mudança! Com paciência e carinho, logo vocês estarão dormindo melhor e curtindo mais os dias juntos!

  • Redação It Mãe

    Nossa equipe está sempre super antenada produzindo o melhor conteúdo para as mães. Tem alguma sugestão? Mande para contato@itmae.com.br

Data da postagem: 27 de fevereiro de 2025

Tags: , ,

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e
serviços que facilitam sua vida de mãe ;)