Introdução alimentar: 6 dicas para estimular o interesse das kids por alimentos


Redação It Mãe
por: Redação It Mãe
Nosso it-team produz o conteúdo mais antenado para mães
6 dicas de introdução alimentar para bebês - It Mãe

A partir dos 18 meses de idade, o bebê entra na 3ª fase de introdução alimentar, que é caracterizada pela seletividade em relação a alguns pratos e ingredientes.

Por mais que esse seja um sintoma natural da fase que o pequeno está vivendo, isso não significa que não podemos intervir. A nutricionista Cintia Fiori conta que é preciso estimular o pequeno para que ele volte ou continue a comer os legumes e frutas que consumia antes dessa fase de rejeição.

Além da seletividade de alimento, é comum que as kids comam menos depois do primeiro aninho de idade e, por isso, é ainda mais importante focar na qualidade dos alimentos que a criança está comendo diariamente.

Pensando nisso, Cintia Fiori trouxe algumas dicas práticas para estimular a criança a comer alimentos variados mesmo durante essa fase da introdução alimentar.

Faça perguntas sobre a refeição

Para ajudar o pequeno a participar mais e descobrir como ele percebe os alimentos, faça perguntas enquanto estiver preparando a refeição, quando estiver comendo e até depois da hora de comer. Confira algumas sugestões:

  • Experimente isso e diga se você acha que a mamãe vai gostar;
  • Vamos colocar algumas frutas para decorar a mesa? Você prefere vermelhas ou verdes?;
  • Vou comprar uvas para nós, você prefere as roxas ou verdes?

Leve as crianças ao supermercado

Certamente, levar as kids ao mercado é uma ótima forma de ensiná-lo mais sobre os produtos. Nessas ocasiões, você pode encorajá-los a tirar dúvidas sobre as frutas e legumes, fazer sugestões com alimentos que eles gostam e até mostrá-los como escolher os melhores ingredientes para cozinhar.

Seja um bom exemplo

Não é novidade que as crianças aprendem muito pela imitação. Por isso, é bem provável que elas não aceitem legumes e verduras se não verem os pais comendo também. Busque trazer refeições completas e variadas para toda a família, evitando comentários negativos na frente dos pequenos.

Evite distrações durante a refeição

Como a refeição deve ser um momento de prazer e relaxamento, é importante deixar a TV e os tablets de lado. Dessa forma, a criança foca apenas no prato e em todos sabores e texturas que está descobrindo naquela refeição.

Deixe os pequenos participarem

Que tal separar alguns dias da semana para fazer uma receita junto com as kids? Com as mãos na massa, elas aprendem mais sobre a função de cada ingrediente e toda a combinação de sabores que pode ser feita na cozinha.

Teste diferentes formas de apresentação

Por fim, a dica mais preciosa da introdução alimentar: use e abuse de apresentações e receitas criativas! Se a criança não aceita mais comer banana na forma natural, corte-a em formatos divertidos, faça um sorvetinho de banana congelada ou até a integre em um mingau de aveia. Já que na maioria das vezes, a criança só precisa se acostumar com o sabor por meio de uma textura diferente da original.

Dica bônus: Participe da Jornada do Mamá ao Papá  

Quem realmente quer ter um bebê que come de tudo e saudável, não dá brecha para pitacos sem fundamento. O que você precisa é de uma segurança para construir uma jornada do mamá ao papá de forma correta e eficaz e eu te ajudo com isso! O que você vai aprender:

AULA 1 – OS MAIORES ERROS DA INTRODUÇÃO ALIMENTAR – 22/11
Descubra os erros que você comete na Introdução Alimentar do seu filho e podem colocar a saúde dele em risco.

AULA 2 – OS PILARES DA INTRODUÇÃO ALIMENTAR – 23/11
Conheça os pilares da Introdução Alimentar para ter um bebê comendo de tudo    

AULA 3 – CONSTRUINDO A BASE BOA – 24/11
Aprenda a construir a base de uma boa alimentação para que seu filho cresça saudável

Introdução alimentar -  A jornada do mamá ao papá

Garanta sua inscrição clicando no link!

SERVIÇO PARA IT MÃES

Para saber mais detalhes sobre o atendimento da Cintia Fiori, basta acessar o site oficial ou entrar em contato pelo celular e WhatsApp (51) 9605-0020. Além disso, fique por dentro de todas as novidades em @cintiafiorinutri.   

  • Redação It Mãe

    Nossa equipe está sempre super antenada produzindo o melhor conteúdo para as mães. Tem alguma sugestão? Mande para contato@itmae.com.br

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e
serviços que facilitam sua vida de mãe ;)