Salada de folhas para receber bem


Monique dos Anjos
por: Monique dos Anjos
Vinagre balsânico é uma boa pedida para temperar essa salada (foto: Monique dos Anjos) Vinagre balsâmico é uma boa pedida para temperar essa salada (foto: Monique dos Anjos)

 

Oitenta. Nunca imaginei que acharia esse número tão baixo. Mas ao olhar para ele semana passada fiquei mais feliz do que quando entro na padaria e tem cheiro de pão quentinho. Os oitenta representam um resultado de 5,2 kg a menos desde o início da minha dieta – mas quem está contando, não é mesmo?

Como toda boa mortal, minha relação com a balança continua de amor e ódio. Por puro medo de não ver mais resultados rápidos e me desanimar, decidi ficar longe dela por um tempo. Vou esperar um dia em que me sinta confiante e motivada para subir nela outra vez. Aí vocês dizem: “Mas Monique, isso não é importante. Quebra essa balança e vá ser feliz”.

Bom, não posso quebrá-la porque a dona do estúdio de Pilates (e da balança) ficaria chateada comigo. Mas me distanciar já deve funcionar para frear esse impulso de tornar o emagrecimento uma obsessão. Já sobre ser feliz, continuo repetindo para mim mesma todos os dias que a Monique de 85 quilos tinha tantos motivos para sorrir quanto a Monique de 80 e muito provavelmente a Monique de 75 – se é que ela voltará a surgir. Se você também está tentando não usar seu peso como termômetro de felicidade me conta como tem ido? Por que fácil é outra coisa.

Enquanto espero sua resposta, divido aqui uma receita de salada de endívia que fiz para o Baby Shower de uma amiga queridíssima. A festinha teve empanadas, cupcake, docinhos e, claro, um brigadeiro que a brasileira aqui foi intimada a levar.

Me senti orgulhosa por contribuir com a receita menos pecaminosa da mesa (e que foi a primeira a acabar!). Até porque, no mundo perfeito onde buscamos o equilíbrio, nada melhor do que uma salada antes de atacar um bolo red velvet com cobertura de cream cheese, não é verdade? No entanto, não se engane. Apesar da cara de comidinha light, essa salada esconde calorias extras por conta das amêndoas, passas e queijo parmesão. Por isso, esteja você de dieta ou não, consuma com moderação.

Beijos,

Monique

Salada de endívia com rúcula, amêndoas e parmesão

Ingredientes

  • 01 pacote de endívia
  • 01 ramo de rúcula
  • 01 colher (sopa) de uva passa
  • 01 colher (sopa) de amêndoas
  • ½ xícara de parmesão ralado na hora
  • Azeite e suco de um limão (ou vinagre balsâmico)
  • Sal e pimenta

Modo de preparo

Depois de lavar bem as folhas, distribua a endívia em uma travessa rasa. Use cada folha como um barquinho que você “recheará” com a rúcula, as amêndoas e a uva passa. Depois de pronto rale uma peça pequena de parmesão diretamente sobre a salada. Tempere com especiarias da sua preferência e está pronto para servir.

  • Monique dos Anjos

    Com diploma de jornalista e alma de cozinheira, a editora convidada de gastronomia do It Mãe passou a sentir a vida mais doce desde que se tornou mãe da Victoria.

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e
serviços que facilitam sua vida de mãe ;)