Espaguete de abobrinha para comer sem culpa


Monique dos Anjos
por: Monique dos Anjos
Substitua o calórico queijo ralado por salsinha picada (foto: Monique dos Anjos) Parece massa, mas é só abobrinha cortada em tiras bem fininha. Para deixar mais light ainda, substitua o calórico queijo ralado por salsinha picada (foto: Monique dos Anjos)

 

Andei fazendo as contas para descobrir quando foi a última vez que fiz dieta. Cheguei à conclusão de que esta é a primeira vez na vida que sigo um plano de reeducação alimentar de verdade. Já tentei emagrecer antes, muitas vezes. Em geral, minhas táticas consistiam em jejuar, tomar remédios e continuar comendo muito ou simplesmente desistir depois de uns dois ou três dias.

Agora, espero, é para valer. Uma das minhas estratégias tem sido reprogramar meu cérebro de gordinha. Isso significa sempre questionar o motivo que me faz querer comer. Um exemplo prático: ontem estava chovendo e eu que amo tempo chuvoso me peguei pensando “Que dia gostoso! Está bom para comer (…complete aqui com qualquer coisa quentinha, calórica e pouco nutritiva). Aí eu pergunto, minha gente, o que tem a ver a chuva com a fome? Enfim. Sei que para cada pessoa funciona algo diferente. Para mim, vigilância 24 horas e comer sem tirar os olhos do prato tem ajudado.

Victoria não percebeu muita mudança. Na verdade, se eu comesse como ela já estaria mais saudável há tempos. E tirando um incidente que me fez querer comer o pãozinho que ela segurava com suas mãos gordinhas junto, estamos indo bem. Até o marido entrou na onda e come exatamente o mesmo que eu (pelo menos quando estou olhando).

Minha dieta inclui 250 gramas de verduras e legumes no almoço. Como não aguento mais comer brócolis, couve-flor, vagem e ervilha refogados, apostei em uma receita famosa por seu poder de saciedade e baixo teor calórico, o espaguete de abobrinha. Aqui, o vegetal substitui a massa tradicional sem deixar nada a desejar. E sem modéstia, acho que foi a melhor refeição que fiz nos últimos tempos. Complete a receita com molho bolonhesa e em vez do queijo ralado, salpique salsa sobre o prato e está pronto. Ah, e depois me conta se você também está na mesma luta que eu para perder os quilos pós gravidez, casamento, emprego, faculdade, morar sozinha, morar junto…

E para quem ficou na dúvida, segue minha ficha técnica:

Idade: 33
Altura: 1.74
Peso antes de começar a dieta: 85.2
Peso atual: 82.5
IMC: 28
Gordura corporal: 40%
Meta: baixar percentual de gordura e IMC e perder 10 quilos (15 com sorte e 20 com magia)

Beijos,

Monique

Receita de espaguete de abobrinha a bolonhesa

Ingredientes

  • 500 gramas de abobrinha
  • 01 colher (sopa) de azeite
  • 01 dente de alho espremido
  • ½ cebola picada
  • Sal e pimenta a gosto
  • 01 xícara de carne moída pronta com molho de tomate

Modo de preparo

O ideal é utilizar um cortador tipo Julienne como esse (foto: Monique dos Anjos) O ideal é utilizar um cortador tipo Julienne como esse (foto: Monique dos Anjos)

Para preparar a abobrinha use um cortador próprio para vegetais ou, com uma faca, fatie a abobrinha no sentido do comprimento até chegar no centro com as sementes (parte que não utilizaremos). Depois, corte outra vez em tiras bem finas até que elas fiquem parecendo mesmo um espaguete feito de massa. Reserve. Em uma panela doure a cebola e o alho no azeite. Acrescente a abobrinha em tiras, tempere e refogue por exatos 60 segundos. Imediatamente transfira-as para um escorredor – assim você escoa a água que se formará e evita que a “massa” fique mole. Sirva com molho bolonhesa e salsa picada.

Nota: há uma porção de variáveis na execução desse prato. Algumas pessoas comem a abobrinha crua, outras levam ao forno ou fervem por alguns instantes. Tudo depende do gosto e consistência desejada.

  • Monique dos Anjos

    Com diploma de jornalista e alma de cozinheira, a editora convidada de gastronomia do It Mãe passou a sentir a vida mais doce desde que se tornou mãe da Victoria.

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e
serviços que facilitam sua vida de mãe ;)