Híbrido ou Home Office: Qual Funciona Melhor para Mães?


Daniela Folloni
por: Daniela Folloni
Jornalista fundadora e diretora de conteúdo do Portal It Mãe
(foto: 123TRF)

Tem dias em que o sonho de trabalhar de casa vira pesadelo: criança interrompendo reunião, roupa para lavar, almoço para fazer. E tem dias em que sair para o escritório parece um alívio – até bater a culpa de não estar por perto. Ser mãe que trabalha é equilibrar os prós e contras o tempo todo. Aliás, ser mãe é tentar se equilibrar o tempo todo! Mas afinal, o que funciona melhor: home office ou trabalho híbrido? Vamos avaliar as realidades!

Home Office: Mais Tempo em Casa, Mais Desafios na Concentração

Antes da pandemia, muitas mães sonhavam com essa possibilidade. Afinal, estar em casa parece mesmo a solução perfeita. Afinal, você pode acompanhar de perto a rotina dos filhos, dar aquele beijo no meio do dia e se sentir mais presente na vida deles. A flexibilidade permite encaixar pequenas tarefas domésticas entre reuniões e entregas, além de eliminar o estresse do trânsito. Tudo isso até que… a expectativa não corresponda à realidade!

O trabalho e a casa se misturam tanto que, muitas vezes, o dia não tem começo nem fim. As interrupções são constantes – e nem sempre conseguimos render quando gostaríamos. Quem nunca precisou terminar um relatório com um filho pedindo atenção no colo? Ou cozinhar atendendo uma ligação? Quando trabalhamos em casa parece (mas só parece, tá?) que estamos disponíveis para todos os assuntos da casa – de comprar o sabão em pó que acabou a receber o encanador que vai desentupir o banheiro. Além, é claro, de todas as tarefas com filhos – e as primeiras a acreditarem que daremos conta de tudo somos nós mesmas!!!

Trabalho Híbrido: O Melhor dos Dois Mundos?

Para muitas mães, o modelo híbrido parece um equilíbrio possível. Ter dias presenciais no escritório permite uma separação mais clara entre casa e trabalho, evitando que um invada demais o outro. Estar entre colegas e manter a rede de contatos ativa pode ser um respiro, uma oportunidade de voltar a se sentir parte de algo maior. Por outro lado, a logística se torna um quebra-cabeça: quem busca as crianças na escola? Como garantir que tudo funcione em casa nos dias fora? O deslocamento pode ser cansativo e exigir um replanejamento constante. Além disso, é preciso se adaptar sempre – um dia em casa, outro no escritório. Então, a gente chega à conclusão de que não tem almoço grátis e sempre precisaremos nos organizar e equilibrar. 

A pergunta é outra

Ser mãe e ter uma carreira, em qualquer configuração, é desafiador. Então, a resposta para uma rotina mais feliz e com menos culpa não está em escolher entre trabalho remoto, híbrido ou cem por cento presencial.

A pergunta, portanto, deveria ser: o combina mais com você? E isso pode não ser apenas questão de gosto pessoal, mas também de onde estão as melhores oportunidades para você se desenvolver. Certamente, se você estiver realizada / engajada no seu trabalho, terá mais alegria em conciliá-lo com a maternidade. O ponto está aí: em fazer escolhas que deixem você feliz. Não acredito em motivação simplesmente.

Tudo o que você escolhe colocar em sua vida tem que ter um sentido. E toda escolha implica em jogo de cintura para o que não dá certo. Funciona muito abandonar culpa quando não puder estar presente ou não conseguir dar conta.

Sabedoria não é equilibrar os pratinhos, mas saber que alguns terão que cair. Então, já guarda os menos importantes no louceiro e assume que não dá para ter tudo/ ser tudo / fazer tudo. Mas dá para ter a melhor parte de tudo. Então fica nisso. Certa de que cada fase é uma fase e que aqueles pratos ainda vão voltar pro seu dia a dia.

Se você estiver vivendo suas melhores escolhas, vai “dar seus pulos e seus jeitos” para a conta da maternidade + carreira fechar em qualquer modelo. Tenho certeza.

  • Daniela Folloni

    Jornalista, mãe de Isabela e Felipe, trabalhou nas revistas Vogue, Cosmopolitan e Claudia. Acredita que toda mãe merece sucesso, diversão, romance e oito horas de sono

Data da postagem: 10 de março de 2025

Tags: , , ,

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e
serviços que facilitam sua vida de mãe ;)