Saudade e culpa: a dificuldade do retorno ao trabalho após a licença


Redação It Mãe
por: Redação It Mãe
Nosso it-team produz o conteúdo mais antenado para mães
Como lidar com a saudade e a dificuldade do retorno ao trabalho após a licença maternidade It Mãe

O fim da licença maternidade se aproxima e provavelmente seu coração está super dividido e apertado. Escolher entre ser mãe em tempo integral ou conseguir retornar a rotina que você estava acostumada não é uma tarefa fácil. A saudade e a culpa pesam mais do que qualquer outra coisa na hora do retorno ao trabalho, mas acredite: é possível!

Já tem um bom tempo que as mulheres não tem como se dedicar somente aos filhos. O mundo atual pede que todas sejamos uma espécie de super mulher, com vida dupla, tripla ou quádrupla, dependendo da sua jornada.

Por outro lado, não é justo com as mulheres que elas tenham que deixar de lado toda a sua vida para se dedicar somente para a maternidade. Mulheres são ativas, independentes e gostam de se enxergar além do papel de mãe. Por isso, a volta ao trabalho costuma ser bem importante. Veja bem, importante não significa fácil.

Se você escolheu retomar sua rotina após a licença maternidade ou se precisa fazer isso por questões financeiras, o fato é que você precisar dar um jeito de fazer isso funcionar. Não digo isso para que você sinta mais um fardo em seus ombros, mas sim para que você entenda que você é capaz, e que cada mãe tem seu jeito.

É importante saber que vai doer. Você vai se questionar a todo tempo e sempre vai ficar um pouquinho de você com o bebê, independente do que você estiver fazendo. Ainda assim, a separação é difícil com quatro, seis meses, um ano ou dez anos. A idade é o que menos importa, a questão é o laço entre mãe e filho que estava tão apertado que agora precisa se afrouxar um pouco.

Pensamentos importantes

Para te ajudar no retorno ao trabalho, é importante que você faça seu pensamento e seus sentimentos trabalharem a seu favor. Não se martirize ou pense no lado negativo da situação.

Mentalize que esse tempo é bom para o crescimento de vocês dois e que a independência do bebê é importante e deve ser valorizada. Reforce, em sua mente, que ele estará sendo bem cuidado na sua ausência e que o vínculo entre vocês dois não será quebrado independente do tempo que ficarem distantes. 

Pense sempre que você está lutando pelo seu crescimento e para poder prover uma vida boa para ele. O seu trabalho significa o sustento do seu bebê, ao menos em uma parte.Não existe motivo para sentir culpa, frise sempre isso para si mesma.

Dicas práticas para o retorno ao trabalho

Se a licença maternidade chegou ao fim, é importante que você deixe isso claro para o seu bebê. Não importa quanto tempo de vida ele tenha, converse e explique sobre o retorno ao trabalho. Os filhos sentem tudo que acontece e é importante que ele saiba que você voltará para brincar com ele ao fim do dia.

Quando vocês estiverem juntos evite pensar na separação e faça que seja um momento de alta qualidade e dedicação. São essas coisas que vão ficar na memória de seu bebê, jamais o tempo em que você estava no trabalho.

Na hora que a saudade bater forte não hesite em falar com seus superiores para tentar alguma alternativa que te ajude. Seja uma mudança de horária, uma possibilidade de home office temporária ou mesmo um tempinho para fazer uma chamada de vídeo e verificar como está o seu bebê. 

Outra boa opção é ir acostumando tanto a si mesma quanto ao bebê sobre a separação. Nos dias que antecedem sua volta, tente deixá-lo em períodos curtos na creche, com a babá ou com a pessoa que cuidará dele com o fim da sua licença maternidade.

Lembre-se sempre: você é uma mulher que trabalha, mas que antes de tudo é também mãe! E dessa função nunca ninguém poderá te demitir.
Pra te ajudar ainda mais confira as matérias que já publicamos sobre este tema: como se preparar para a volta ao trabalho, não deixe que o trabalho vire um vilão na sua relação mãe e filho, aprenda a conciliar e mais dicas para lidar com o fim da licença maternidade.

  • Redação It Mãe

    Nossa equipe está sempre super antenada produzindo o melhor conteúdo para as mães. Tem alguma sugestão? Mande para contato@itmae.com.br

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e serviços
 que facilitam sua vida de mãe ;)