“Mãe, eu quero”. Você compra?


Adriana Garcia
por: Adriana Garcia

A ilustração do meu filho André, de 9 anos, sobre o consumo consciente

Quantas vezes na rua, no shopping, nas viagens nossos pequenos vêm com a frase “Mãe, eu quero”. Querem o que viram na televisão, na casa dos amigos, na escola, nas vitrines… Aqui em casa, a gente não dá tudo o que pedem. Costumo fazer meus filhos pensarem se precisam realmente do jogo, do brinquedo da moda… E isso não é nada fácil! Também procuro tirar o foco da satisfação pelas coisas materiais. Tento mostrar que elas fazem parte do pacote, mas não são a única fonte de alegria. Antes de eles irem para cama, ensino-os a rezar e agradecer por terem uma casa, uma família, por serem bons filhos. Quero que percebam as suas qualidades e agradeçam por tirarem boas notas, pelo bonito gol, pelo bom desenho, por não terem brigado, terem ajudado na cozinha… E assim vou fazendo a minha parte nessa desafiadora tarefa de educar!

Na semana passada, no Congresso Nacional, houve um debate  sobre a publicidade infantil. Sou publicitária de formação e acompanhei as discussões interessadíssima. De fato, a publicidade induz a criança a pedir o produto, mas cabe aos pais dar o limite. Aqui, algumas ideias que podem ajudar nessa difícil, mas importante, empreitada de estimular o consumo consciente e saudável.

1) O “não” tem de estar bem embasado. Melhor fugir da explicação “porque agora não tenho dinheiro”. Ou vai fazer a criança pensar que o único impedimento para comprar é a falta de dinheiro.  E o o intuito é ajudá-la a refletir se precisa mesmo daquilo.

2)  Tempo, atenção e afeto, não se repõe com presentes. Troque presentes por momentos de interação com eles ou procure brinquedos educativos. Assim, vocês podem brincar com eles.

3) No supermercado, fique atenta ao teor de sódio e gordura dos alimentos. Geralmente são produtos de embalagens chamativas, ligadas a personagens de desenhos infantis, com brindes e coleções incentivando a criança a comer mais.

O próximo post será sobre a mesada, que marca o início da educação financeira de nossos filhotes. Um tema que ajuda a controlar os pedidos de consumo. Até a próxima semana.

Bjs

Adriana

  • Adriana Garcia

    Desde que André e Renan nasceram, fez da maternidade sua profissão. Conta tooodas as suas dicas no canal Mãe Profissional

Data da postagem: 15 de agosto de 2012

Tags: , ,

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e
serviços que facilitam sua vida de mãe ;)