Dicas para escolher a escola certa para as crianças
Escolher a escola para colocar seus filhos não é simples. Afinal, existem diversos fatores que envolvem essa decisão e, muitas vezes, a família pode se sentir perdida. Mas, é uma decisão extremamente importante: é lá que as crianças terão seu principal contato com o mundo, além de moldar seu crescimento e personalidade.
Veja algumas considerações, práticas ou ideológicas, para se ter em mente no momento dessa escolha tão importante.
As questões práticas
Seu dia a dia, horários e orçamento jamais devem ser deixados em segundo plano quando estiver tomando sua decisão entre escolas. Afinal, imprevistos acontecem, e você precisa se preparar para eles.
Coloque no papel o valor da mensalidade, o número de horas (entre meio período, semi-integral, integral ou flexível) que as crianças estarão no ambiente escolar, a distância de sua casa ou trabalho, e a segurança do local.
Seus filhos estarão sob os cuidados e responsabilidade da escola, mas você precisa saber qual é o procedimento em situações de acidente com a criança, ou de uso de medicação, por exemplo, além da entrada e saída do prédio todos os dias.
Projeto pedagógico e a prática
Mesmo que você não seja um especialista em educação, pesquise sobre os projetos pedagógicos das escolas e converse bastante com os coordenadores de cada uma delas. Depois, avalie se existe coerência entre o discurso e a prática no ambiente escolar, na formação e atitude dos professores.
Lembre-se do que você se sentia mais ou menos a vontade quando estava na escola e tente colocar seu filho em um ambiente onde você e ele sintam-se a vontade para crescer.
Espaço físico
Examine o espaço físico da escola e considere o conforto e bem-estar que ele proporciona. Escolas com áreas abertas e verdes tendem a acolher melhor os movimentos livres das crianças, deixando espaço para que eles possam descobrir e desenvolver habilidades por si mesmos.
O estado de higiene do prédio, dos banheiros e da cantina também é algo importante de se examinar, por motivos óbvios. Saiba qual o tipo de alimentação que está disponível na cantina e como ela é feita.
Adaptação
Converse bem com o coordenador para saber como funciona o período de adaptação de seus filhos no ambiente escolar. Entenda se os pais podem ficar por perto e, senão, o motivo para isso. Saiba tudo sobre a sua participação nesse período e pense o quão confortável você fica com a resposta de cada um.
Não deixe de conversar com o restante da equipe, avalie como seus filhos serão acolhidos e se você se sente confortável com essas pessoas. Não se esqueça que você precisa confiar plenamente no ambiente em que escolher. Seus filhos passarão muito tempo lá e você deve ficar tranquilo e confortável no seu dia a dia.