De olho na curva de crescimento


Adriana Garcia
por: Adriana Garcia

A interpretação do meu filho André, de 9 anos, sobre a curva do crescimento

 

O principal responsável pelo crescimento e o hormônio GH, fabricado pela hipófise. Se diagnosticada a falta desse hormônio desde cedo, é possível fazer a reposição tranquilamente. No nosso grupinho de mães da escola dos meninos, Andréia e Lilian comentaram a experiência sobre crescimento de seus filhos que vale ser compartilhada.

Andréia, mãe da Isabela de 6 anos, falou que a filha, desde os 2 anos de idade tinha a curva  abaixo do esperado. O pediatra associava a diminuição do crescimento aos problemas asmáticos. Assim, os anos foram passando até que por iniciativa própria, por desencargo de consciência, Andréia resolveu consultar um endocrinologista e no exame foi detectado a falta do hormônio GH. Por falha do pediatra em indicar um especialista para avaliação, hoje à filha tem que tomar injeções diárias com prazo indeterminado do hormônio até alcançar a curva media de crescimento para a sua idade. Ela tem respondido bem ao tratamento e tem crescido 1 centímetro por mês. Mas as injeções deveriam ter começado aos dois anos e não aos cinco. O tempo sem tratamento não é recuperado.

Já Lilian, mãe do Henrique de 9 anos, conta que, desde os oito meses seu filho ganhava pouco peso e altura. Quando ele chegou aos 2 anos, a curva apresentou uma queda e ela o levou ao endocrinologista.  Como o médico constatou que o garoto produzia o hormônio, mesmo em pequena quantidade, resolveu esperar para dar as injeções. Um dia, quando já estava com 6 anos, Henrique foi a uma festa de aniversário e voltou chorando porque não havia conseguido brincar na tirolesa por causa da pouca altura. Foi a partir daí que ele começou a tomar as injeções. Elas são aplicadas antes de dormir e não têm efeito colateral. No primeiro ano de tratamento, Henrique cresceu 10 cm. Hoje, ele está com 9 anos e atingiu o meio da curva. Ele aceita e compreende o tratamento. Só deixa de tomar as injeções quando vai dormir na casa de algum amigo.

Fica a dica de olharem  a curva de crescimento de seus filhos com carinho e tentar cuidar quanto antes caso perceba algum problema. O tratamento é simples, desde que seja diagnosticado no tempo certo.

  • Adriana Garcia

    Desde que André e Renan nasceram, fez da maternidade sua profissão. Conta tooodas as suas dicas no canal Mãe Profissional

Data da postagem: 25 de setembro de 2012

Tags: ,

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e
serviços que facilitam sua vida de mãe ;)