Escova nota 10 (e superbarata) para desembaraçar o cabelo
Lembra delas? Continuam eficientes! (Foto: Débora Lublinski)
Quando eu era adolescente, já na porta do elevador, minha mãe sempre dizia: penteou esse cabelo? Mas quem tem os fios cacheados como eu (ou filha com cabelo enroladinho) sabe bem que não dá para passar escova nos fios secos – é visual leoa na certa! O melhor jeito de definir os caracóis é penteá-los molhados e deixar secar naturalmente (de preferência, sem ficar colocando a mão o tempo todo para evitar o frizz).
Naquela época, usava pente fino para desembaraçar os fios (socorro! Já tentou tirar nó com pente fino? Que ideia, mãe!). Hoje, entretanto, existem algumas escovas hi-tech próprias para isso, moderninhas e caras, claro. Para a minha surpresa, há algumas semanas fui fazer uma hidratação num salão badalado e, no lavatório, os cabeleireiros estavam usando uma antiga conhecida, meio pente, meio escova, que meu pai recorria para ajeitar o cabelo, também crespo. Até pesquisei o nome, mas não descobri como chamar essas escovinhas da foto. Já viu? Nas perfumarias, custam 1 real cada uma, em média!
Perguntei se funcionava tão bem como as versões modernas. A resposta da Luana Castro, assistente de cabeleireiro, foi certeira. “As escovas modernas têm cerdas mais flexíveis e desenho anatômico, o que facilita o manuseio, mas estas daqui também desembaraçam superbem. Se usar no banho, já ajuda a formar o cacho. Tire os nós de baixo para cima, com ou sem condicionador nos fios. Depois, seque o cabelo com a toalha e aperte as mechas das pontas à raiz. Nem precisa pentear! Basta passar um leave-in e pronto!”, ensina. Prático, barato e eficiente. Do jeitinho que a gente gosta.