Da infância à adolescência: quais tarefas de casa fazer em cada idade


Betina Lahterman
por: Betina Lahterman
Pediatra pela Unifesp. Com um olhar ampliado do crescimento e desenvolvimento de crianças e adolescentes. Mãe de 1, doutora de muitos.

Incluir as crianças e adolescentes nas tarefas da casa vai muito além de manter tudo organizado. É uma oportunidade de ensinar valores importantes como responsabilidade, disciplina, autonomia, senso de pertencimento, cooperação e empatia. Desde cedo, quando participam da rotina do cuidado com o ambiente em que vivem, eles percebem que fazem parte de algo maior: a família como um time e, que sua contribuição importa.

Muitos pais se perguntam: o que propor para seus filhos? Quais tarefas são adequadas e seguras para cada idade? É possível propor atividades, sempre, respeitando os limites e suas capacidades.

O valor por trás das tarefas

É importante lembrar que tarefas de casa não devem denotar “castigo”. Mas precisam ser apresentadas como parte da convivência familiar. Quando crianças e adolescentes entendem que sua participação é importante, crescem com mais empatia, senso de justiça e capacidade de cooperação.

No fim das contas, incluir nossos filhos na rotina é um presente: ensina habilidades práticas, fortalece vínculos e ajuda a formar adultos mais responsáveis e preparados para a vida.

A seguir, você confere o que é possível em cada fase da vida e quais habilidades cada tarefa ajuda a desenvolver.

Infância (2 a 6 anos): as responsabilidades surgem de forma lúdica

Na primeira infância, as crianças estão em plena descoberta do mundo. Gostam de copiar modelos e, esperam pelo reforço positivo quando completam uma ação. Assim, as tarefas devem ser simples, rápidas e, de preferência, divertidas. O objetivo aqui não é a perfeição, mas o hábito da participação.

Tarefas possíveisHabilidades desenvolvidas
Guardar brinquedos após brincarCoordenação motora
Levar roupas sujas para o cestoNoção de rotina
Ajudar a arrumar a camaAutonomia inicial
Colocar água ou ração para o petSenso de colaboração
Regar plantas com borrifadorResponsabilidade

Dica: Transforme a tarefa em jogo! Cantar uma música enquanto guardam os brinquedos ou quem guarda mais brinquedos em menos tempo, pode tornar a atividade mais prazerosa. 

Incentivo: Aposte em objetos compatíveis com o tamanho das crianças, como mini vassouras, rodos, paninhos. Aqui em casa sempre foram um sucesso.

Pré-adolescência (7 a 11 anos): mais autonomia e organização

Com o crescimento, as crianças já conseguem executar tarefas mais estruturadas e começam a compreender que cuidar da casa é uma responsabilidade compartilhada.

Tarefas possíveisHabilidades desenvolvidas
Organizar mochila e material escolarOrganização
Dobrar e guardar roupasDisciplina
Ajudar no preparo de refeições simplesPlanejamento
Colocar e retirar a mesaTrabalho em equipe
Lavar ou secar a louçaAutoconfiança

Dica: incentive a criança a escolher qual tarefa prefere. Isso aumenta o engajamento e diminui a resistência. 

Incentivo: Mini chefs podem surgir nesses momentos. Meu filho Theo, sempre se virou muito bem na cozinha!

Adolescência (12 anos em diante): Preparação para a vida adulta

Na adolescência, é hora de ampliar as responsabilidades. Aqui, os jovens já têm condições de realizar tarefas mais complexas e de assumir parte da gestão da rotina familiar. Isso os prepara para o futuro, quando precisarão cuidar de si mesmos.

Tarefas possíveisHabilidades desenvolvidas
Preparar refeições completasAutonomia
Limpar a casa (varrer, aspirar…)Responsabilidade compartilhada
Passar roupasHabilidades práticas
Lavar, estender e recolher roupasOrganização
Fazer compras no mercado ou farmáciaGestão do tempo
Ajudar na organização financeira (listas e planilhas simples)Preparação para a vida adulta

Dica: envolva o adolescente nas decisões – como escolher o cardápio da semana ou ajudar a planejar as compras. Isso dá senso de protagonismo. 

Incentivo: Organização financeira desperta interesse. Outras atividades menos atrativas fazem com que eles nos ignorem.

Não desista! Estamos juntos nessa jornada!

  • Betina Lahterman

    Médica formada pela Faculdade de Medicina do ABC (FMABC), com residência em Pediatria pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Com o foco no crescimento e desenvolvimento das crianças e adolescentes, acolhimento da família através de uma pediatria afetiva e descomplicada. Atualmente, Presidente do Departamento Científico de Saúde Escolar da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP) e Membro do Departamento Científico de Saúde Escolar da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Como pediatra, transita em todos os cenários da infância e adolescência participando dos momentos de conquistas e desafios. No que transmite, não só o conhecimento mas, trocas e vivências. Orienta além da questão física, resgata o brincar, o contato com a família, com a natureza e o uso responsável e compartilhado das tecnologias.

Data da postagem: 7 de outubro de 2025

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