Volta às aulas: atualize a caderneta de vacinação


Redação It Mãe
por: Redação It Mãe
Nosso it-team produz o conteúdo mais antenado para mães
Caderneta de vacinação It Mãe

Logo logo, as férias chegarão ao fim e a volta às aulas está próxima. Os preparativos já devem estar a mil entre as mães com material escolar, lanchinhos etc. Entretanto, há um ponto que merece sua atenção: atualizar a caderneta de vacinação de seu filho!

Crianças em idade escolar têm uma série de vacinas para tomar e se protegerem de doenças graves. No início da vida, não temos todos os anticorpos, o que torna ainda mais necessário que a vacinação esteja em dia. 

Com a volta às aulas e a exposição das crianças umas às outras, em ambientes na maioria das vezes fechados, se favorece ainda mais a disseminação de doenças não queremos para nossos filhos. Por isso, separe um tempo para conferir a caderneta de vacinação de seus filhos e coloque-as em dia o quanto antes.

A maioria das vacinas está disponível na rede pública de saúde e podem ser aplicadas de acordo com a orientação etária da criança. Frequentemente, escuto as pessoas dizerem que vão esperar a próxima campanha de vacinação, mas vale dizer que a maioria delas estão disponíveis sempre, as campanhas funcionam como conscientização e garantia que mais crianças sejam vacinadas.

Outras vacinas mais específicas podem ser encontradas na rede particular de saúde ou com seu médico. 

Quais vacinas são recomendadas?

O Ministério da Saúde recomenda que sejam aplicadas as seguintes vacinas: BCG (contra a tuberculose), VHB (contra a hepatite B), SABIN (contra a poliomielite), DPT-Hib (contra difteria, coqueluche, tétano e H. influenzae tipo b), FA (contra febre amarela), DPT (contra difteria, coqueluche e tétano), Tríplice Viral (contra sarampo, caxumba e rubéola),

ROTA: (contra rotavírus) e a dT: (contra a difteria e o tétano). Já a Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda, além das vacinas já citadas as seguintes: influenza para crianças com idade entre 6 e 24 meses, pneumococo para crianças com idade entre 2 e 60 meses, varicela e hepatite A para crianças com mais de um ano de idade.

Uma caderneta de vacinação atualizada é sinônimo de uma criança sadia e cheia de energia para aproveitar a vida, assim como gostamos de ver!

Verifique junto ao pediatra ou aos profissionais do posto de saúde mais próximo de você quais são as vacinas recomendadas para seu filho!

  • Redação It Mãe

    Nossa equipe está sempre super antenada produzindo o melhor conteúdo para as mães. Tem alguma sugestão? Mande para contato@itmae.com.br

Data da postagem: 17 de janeiro de 2020

Tags: , , , ,

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e serviços
 que facilitam sua vida de mãe ;)