Meu filho tem medo de agulha! Como diminuir a dor na hora da vacina


Equipe de Pediatras Fleury Medicina e Saúde
por: Equipe de Pediatras Fleury Medicina e Saúde
Todo mês, um médico especialista escreve para as it-mães

Dra. Isabela Garrido Gonzalez,

Pediatra do Fleury Medicina e Saúde

 

A ordem de aplicação das vacinas interfere! Melhor administrar as vacinas mais dolorosas no final (foto: 123TRF)

 

Choro, reclamação, medo, pânico… muitas são as sensações que podem acometer seu filho na hora de tomar a vacina. Estudos apontam que até 25% dos adultos têm medo de agulha, sentimento que começou certamente na infância. Calma, existem maneiras de evitar ou, pelo menos, diminuir a dor da picada. O Centro Americano para Controle de Doenças Infecciosas (Centers for Disease Control), por exemplo, recomenda as seguintes orientações, comprovadas cientificamente, para diminuir a dor na hora da aplicação da vacina:

  • Amamentar a criança de até 12 meses de vida antes, durante e após vacinação;
  • Para crianças de até um ano, estudos mostraram que tomar gotas de solução adocicada antes da vacinação reduz o choro após o procedimento;
  • A ordem de aplicação das vacinas interfere: administrar as vacinas mais dolorosas no final;
  • Distração por meio da música e leitura de livros diminui a ansiedade e a sensação de dor;
  • Anestésicos locais (analgesia tópica) podem ser usados para diminuir a dor no local da aplicação. Estes produtos só podem ser usados de acordo com as recomendações do fabricante para a faixa etária da criança. Devem ser aplicados 20 a 60 minutos antes do procedimento;
  • Há no mercado dispositivos vibratórios que, associados ou não a uma bolsa fria, são capazes de diminuir a sensação de dor por “confundir” as terminações nervosas. Uma pesquisa realizada pelo Fleury Medicina e Saúde mostrou que 60% das crianças (acima de três anos) que utilizaram o dispositivo vibratório, disponível em suas unidades, perceberam diminuição da dor na hora da vacina.

 

Mas afinal, como funcionam as vacinas?

 

Quando germes, como bactérias ou vírus, invadem o nosso corpo, eles atacam as nossas células e se multiplicam. Essa invasão é chamada de infecção e é a causadora de doenças. Então, o sistema imunológico tem que lutar contra a infecção. Ao combatê-la, o corpo mantém um suprimento de células e moléculas que ajudam a reconhecer e evitar essa doença no futuro – chamamos isto de imunidade. Essas células são os linfócitos e as moléculas são chamadas de anticorpos.

 

As vacinas ajudam a desenvolver a imunidade imitando uma infecção, mas essa “imitação” não causa doenças. Em vez disso, faz com que o sistema imunológico desenvolva a mesma resposta que desenvolveria em caso de infecção real (linfócitos e anticorpos), de modo que o corpo possa reconhecer e combater a doença no futuro. Às vezes, após receber uma vacina, a “imitação” da infecção pode causar sintomas leves, como febre baixa. Esses sintomas são normais e devem ser esperados à medida que o corpo constrói imunidade.

 

Para os pais, não há maior alegria do que ver seu filho crescer feliz, protegido e saudável. É por isso que é importante escolhermos a proteção segura e comprovada das vacinas. “Bora lá compartilhar conhecimento e contribuir com a saúde de todos que estão a volta de nossos pequenos?”

 

  • Equipe de Pediatras Fleury Medicina e Saúde

    O Fleury Medicina e Saúde conta com uma equipe de pediatras nas unidades Fleury Kids, estruturadas especialmente para o atendimento diagnóstico ambulatorial pediátrico (0 a 12 anos) e criadas sob um conceito totalmente diferenciado para receber não só a criança que tem exames programados, mas também aquela que acabou de sair do pediatra com uma queixa aguda e que precisa de esclarecimento rápido, evitando assim ambientes hospitalares. Dentre eles, há pediatras especializados em imunização, endocrinologia, reumatologia, alergia, infectologia, entre outros para esclarecer as dúvidas das famílias em relação aos exames de seus filhos, oferecer suporte nos procedimentos, acompanhar os resultados e, em determinados casos, garantir a liberação dos laudos em um prazo reduzido, além de prestar consultoria ao pediatra da criança para que o médico solicitante consiga concluir o diagnóstico e tomar a decisão terapêutica de forma mais ágil e precisa.

Data da postagem: 18 de outubro de 2018

Tags: , , ,

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e
serviços que facilitam sua vida de mãe ;)