Tarefas de casa que as crianças podem fazer


Redação It Mãe
por: Redação It Mãe
Nosso it-team produz o conteúdo mais antenado para mães

O que fazer com as crianças em casa? Ideias não faltam! E que tal usar uma parte do tempo para envolvê-las nas atividades domésticas?

Neste post, escrito pela home organizer Ingrid Lisboa, você vai ter ideias de quais tarefas de casa a crianças pode fazer de acordo com a idade e por que é tão importante que elas aprendam.

“Sou super defensora da autonomia de toda a família em relação às tarefas domésticas, especialmente de nossas crianças. Acho realmente que faz muita diferença criarmos meninas e meninos independentes e autônomos, que saibam se virar sozinhos em casa, seja na limpeza, na cozinha ou nos cuidados com as roupas. Sim, quando adultos eles poderão ter ajuda de funcionários, se quiserem e puderem. Mas estou certa de que, sabendo o trabalho que dá cuidar da casa e de suas coisas pessoais, eles vão aprender a valorizar qualquer tipo de ajuda que possam ter.

E porque acredito que hábitos bons podem ser construídos desde bem cedo, vou compartilhar com você as tarefas que as crianças podem fazer de acordo com a idade. É evidente que algumas terão mais ou menos habilidade para cada atividade, até porque muitas dependem da coordenação motora do pequeno. Portanto, vale adaptar a tabela ao dia a dia da sua casa, certo?

  • 2 a 3 anos: organizar brinquedos junto com os pais, dar comida para cachorro, colocar roupa suja no cesto, dar o prendedor de roupa para os pais colocarem peças no varal.
  • 4 a 5 anos: lavar louças plásticas, redobrar roupas, arrumar cama, varrer pequenos espaços, regar plantas.
  • 6 a 7 anos: cozinhar com os pais, manter brinquedos em ordem, arrumar mesa, fazer seu próprio lanche, organizar a mochila, ajudar nas compras de supermercado (com lista).
  • 8 a 9 anos: aspirar ou varrer o chão, trocar lençois, guardas as roupas já passadas, cozinhar refeições simples, ser responsável pela organização de mochilas e brinquedos, fazer mala com supervisão do adulto.

E como colocar isso em prática? Minhas dica é, em primeiro lugar, não ter pena da criança! Muita gente tem dó de delegar tarefas para os filhos, alegando ter pena deles. E confesso que não entendo o motivo. Afinal, por que ter pena de crianças saudáveis e ativas que, na verdade, estão apenas aprendendo a ter autonomia no próprio ambiente em que vivem? Por que ter receio que elas aprendam a cuidar das próprias coisas?”

Esse é um caminho para a autonomia e para elas se sentirem autossuficientes quando adultas. Sem contar que a casa é responsabilidade de todos, como diz esse vídeo:

Você também vai gostar:

  • Redação It Mãe

    Nossa equipe está sempre super antenada produzindo o melhor conteúdo para as mães. Tem alguma sugestão? Mande para contato@itmae.com.br

Data da postagem: 17 de março de 2020

Tags: , , ,

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e serviços
 que facilitam sua vida de mãe ;)