10 dicas para se organizar com a rotina de um recém-nascido em casa


Redação It Mãe
por: Redação It Mãe
Nosso it-team produz o conteúdo mais antenado para mães
Dicas para rotina do recém-nascido em casa It Mãe
Dicas para rotina do recém-nascido em casa It Mãe

A chegada de um recém-nascido em casa muda toda a dinâmica da rotina da mãe… Os seus horários de dormir não serão mais os mesmos, o tempo e a disposição para arrumar a casa e cuidar de si mesma e estar disponível para o bebê a todo instante pode ser um processo desgastante.

Além disso, há o medo de não estar fazendo tudo direitinho, o que pode causar insegurança. Para não perder as estribeiras, aqui vão 10 dicas para você se preparar minimamente para a rotina de um recém-nascido em casa – lembrando que bebê não vem com manual e então tudo o que está aqui vai ser adaptado à sua realidade, ao seu bebê, com seu jogo de cintura.

Procurar amamentar em intervalos regulares

Amamentar de duas em duas horas é o intervalo mínimo, mas há quem defenda que o peito deve ser oferecido sempre que o bebê quiser mamar. Como esta segunda opção pode ser bastante exaustiva, respeite seu corpo e entenda qual das duas é melhor para você.

Ter um ambiente adequado para amamentar

Nas primeiras vezes em que o bebê for mamar, o processo será um tanto quanto longo, porque ele está aprendendo a fazê-lo. Algumas mamadas podem levar até uma hora, então, quando for amamentar nas primeiras vezes, tente fazer isso em um ambiente tranquilo , com privacidade. Escolha também uma poltrona de amamentação que ajude você a manter uma boa postura e ficar confortável.

Ajuste o ciclo de sono do bebê

Logicamente seu bebê não sabe o que é um ciclo de 24h, então é preciso ensiná-lo pouco a pouco a se adaptar às duas fases do dia. Quando ele cochilar durante o dia, deixe-o em um lugar que não seja o berço onde ele dormirá à noite.

Além disso, procure deixá-lo onde há luz natural, assim ele não confundirá o dia e a noite e, pouco a pouco, entenderá que o sono matinal é diferente do sono noturno. Uma ótima dica para mamãe de primeira viagem.

Adapte-se ao ciclo de sono dele

Encontrar tempo para descansar em meio à loucura da adaptação da rotina dos primeiros dias é raro. Então, tente se policiar para aproveitar o tempo em que o bebê está dormindo e descansando para descansar também, sobretudo durante o dia.

Estabelecer o horário do banho

Um bebê não tem noção de um ciclo diário de 24 horas, mas você pode introduzir algumas atividades recorrentes que farão com que ele se acostume com uma rotina.

Se você der banho, amamentar e colocar no berço para dormir sempre nos mesmos horários, à noite, pouco a pouco o bebê se adaptará ao ciclo e entenderá que a hora de dormir está chegando quando você levá-lo para o banho.

Passeios frequentes e seguros

Tomar um banho de sol e um ar fresco todos os dias é essencial para o bebê, quando o clima for propício, é claro. Procure estabelecer uma rotina de passeio para o seu filho, mas lembre-se de evitar os horários entre 10 horas da manhã e 4 horas da tarde, quando o sol é mais quente.

Abasteça a despensa

Em meio às exigências da rotina diária do bebê, encontrar tempo para ir correndo à farmácia ou ao mercado comprar alguma coisa que acabou pode ser impossível, especialmente se não há ninguém te ajudando nas tarefas diárias.

Então, mantenha um estoque bem abastecido de fraldas, pomadas, roupas limpas, além de produtos cosméticos e higiênicos para você. Faça uma lista para você não esquecer de nada importante.

Entenda seus limites

Quando o bebê se acalmar e tirar uma sonequinha, priorize descansar em vez de tentar arrumar a casa, por exemplo. Você não precisa dar conta de tudo, então vá com calma, respeite seu tempo, seu corpo e todos os seus limites.

Aceite e peça ajuda

Receber uma mãozinha, principalmente nos primeiros dias do recém-nascido em casa, é essencial para dar conta de tudo e também para conseguir descansar e estar 100% para cuidar do bebê. Então, aceite a ajuda que oferecerem, seja do seu companheiro, de familiares ou de amigos, desde que você confie nestas pessoas.

Organize as visitas

Quando o bebê chega da maternidade, todos os amigos e familiares querem dar as boas-vindas ao pequeno, mas isso, a longo prazo, pode ser bastante estressante para a mãe. Então não tenha medo de dizer “não” e encontre uma forma de organizar as visitas para que elas aconteçam sem sugar suas energias.

  • Redação It Mãe

    Nossa equipe está sempre super antenada produzindo o melhor conteúdo para as mães. Tem alguma sugestão? Mande para contato@itmae.com.br

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e serviços
 que facilitam sua vida de mãe ;)