Regras de etiqueta para visitar recém-nascidos


Redação It Mãe
por: Redação It Mãe
Nosso it-team produz o conteúdo mais antenado para mães
Regras de etiqueta para visitar recém-nascidos It Mãe

Depois de nove meses de expectativa e preparação para a chegada de um novo bebê, é natural que a família e os amigos queiram conhecê-lo assim que possível. Mas, muitas vezes, visitar recém-nascidos é trabalhoso e pode gerar incômodo.

Para ajudar quem está querendo conhecer um novo pequenininho e não quer atrapalhar a família e a rotina da criança, confira uma lista de simples regras de etiqueta para visitar recém-nascidos!

1. Visitar no hospital ou em casa?

Muitas famílias preferem receber visitas enquanto ainda estão no ambiente hospitalar. O motivo é simples: lá eles contam com uma rede de suporte que em casa dificilmente acontece. Não precisam fazer limpeza, as enfermeiras ajudam na amamentação, na organização do quarto… 

Por isso, pergunte o que os pais preferem antes de visitá-los! 

2. Controle o momento e a duração de sua visita

Entenda que cuidar de um novo bebê é um trabalho considerável e a família estará cansada. Por isso, a primeira dica é nunca visitar sem ligar antes. Visitas-surpresa não são bem-vindas. A campainha pode acordar o bebê, você pode chegar em um horário inoportuno, e não é legal. Combinar o dia e o horário da visita é imprescindível. 

A segunda dica é o tempo da visita. O melhor, para recém-nascidos, é sempre uma visita curta e gentil. Os pais estarão ocupados e cansados, o melhor é deixá-los descansar sempre que puderem. Para a hora da amamentação, a mesma coisa: é hora de ir embora. Privacidade e silêncio é muito importante nesse momento. 

Se você chegar lá e a casa estiver cheia, melhor voltar outro dia. Às vezes nem percebemos, mas um grupo grande de pessoas falando alto perto do bebê pode deixá-lo irritado, o que vai dificultar o trabalho da mãe. Sempre converse em voz baixa e tente deixá-lo tranquilo. 

3. Evite horários das refeições

A chegada de um novo bebê na família altera tanto o cotidiano que o momento da refeição parece impossível. Assim, faça tudo para não interromper e, se possível, uma gentileza sempre bem-vinda é levar alguma comida pronta de presente. Saiba que os novos pais estarão sobrecarregados e terão pouquíssimo tempo para cozinhar. 

4. Atenção à higiene

Não é frescura: um bebê recém-nascido precisa de toda a higiene possível. Se você chegar na casa da nova mamãe e encontrar um frasco de álcool gel a vista, é para usá-lo. Se não encontrar, peça licença para ir ao toalete e deixe que ela saiba que você lavou bem as mãos antes de encostar no bebê. 

No caso de gripe, adie a visita. Não importa se já estava combinada há um tempo. Faça a ligação e avise que está gripado. O bebê acabou de chegar no mundo e ainda não tem o sistema imunológico completo — longe disso. Então, sob hipótese alguma, visite um recém-nascido enquanto estiver gripado. 

Além disso, jamais fume e use perfumes perto do bebê. Seu olfato é super sensível e ele pode ter uma série de restrições ainda nem diagnosticadas. 

5. Respeite a privacidade e as particularidades da família

Tenha sempre em mente que, quando você está entrando em um lar, você deve respeitar as regras daquela família, sem discussão. Por isso, segure suas opiniões sobre criação, não poste fotografias no recém-nascido nas suas redes sociais, não pegue o bebê e o beije sem permissão.

Cada família tem seu tempo para anunciar o bebê ao mundo. Respeite sua privacidade e não invada seu espaço. 

6. Tem intimidade? Ofereça ajuda!

Se você tem intimidade com o casal, não deixe de oferecer ajuda para organizar a casa, lavar a louça e qualquer outra coisa que eles precisarem. Ter um bebê novo em casa demanda muito tempo e trabalho, e é muito cansativo. 

Então é importante que os amigos e familiares próximos façam o possível para visitar os recém-nascidos. Afinal, esse é o melhor presente que você pode dar!

  • Redação It Mãe

    Nossa equipe está sempre super antenada produzindo o melhor conteúdo para as mães. Tem alguma sugestão? Mande para contato@itmae.com.br

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e serviços
 que facilitam sua vida de mãe ;)