As fases do sono do bebê recém-nascido


Redação It Mãe
por: Redação It Mãe
Nosso it-team produz o conteúdo mais antenado para mães
Conheça as fases do sono do bebê recém-nascido It Mãe
Fases do sono do bebê recém-nascido It Mãe

Assim como os adultos, os recém-nascidos têm diferentes fases do sono, então é muito importante conhecer as particularidades de cada uma delas, para evitar atrapalhar as horinhas de descanso do seu bebê, o que pode irritá-lo e causar diversos transtornos. O sono do bebê recém-nascido tem apenas duas fases: o sono ligeiro (ou leve) e o sono profundo.

Portanto, distinguir em qual fase do sono ele está é muito fácil e não exige nenhuma técnica espetacular, confira como identificar as fases do sono do seu filho:

1. Sono ligeiro (ou leve)

Essa é a primeira fase do sono do bebê recém-nascido e é muito fácil de reconhecer. Durante esse período, é possível detectar movimentos rápidos do globo ocular abaixo das pálpebras, ainda que o bebê esteja com os olhinhos fechados.

Além disso, as mãozinhas dele costumam permanecer fechadas. Embora ele esteja descansando, e a testa pode ficar franzida. Por fim, outra característica é que a respiração não profunda e regular. Em vez disso, um pouco irregular e com bastante movimento.

Uma dica importante é a seguinte: se precisar acordar o bebê, tente prestar atenção e esperar que ele esteja nesta fase de sono ligeiro, porque ele acorda menos irritado e mais naturalmente. Obviamente você deve acordá-lo com movimentos leves, voz baixa e muita delicadeza.

2. Sono profundo

A segunda fase do sono do bebê recém-nascido é o sono profundo. Nesse momento, a criança mantém uma respiração profunda e bastante regular. Além disso, não há movimento corporal ou dos olhinhos, então ele fica completamente relaxado, com as mãozinhas abertas e a expressão calma, tranquila e, às vezes, até mesmo sorridente.

Evite despertar o bebê nesta fase, porque é como se alguém derrubasse você bruscamente da cama, por exemplo. Ele vai acordar bastante irritado e assustado, provavelmente chorando.

Como o ciclo de sono dos recém-nascidos dura, em média, três horas, preste atenção nas mudanças de fase do seu filho. Normalmente, o ciclo é padronizado e você conseguirá distinguir, mais ou menos, quanto dura cada fase do sono e quando é o melhor momento para acordá-lo.

Agora que você entendeu as fases do sono do recém-nascido, saiba por que os bebês lutam contra o sono.

  • Redação It Mãe

    Nossa equipe está sempre super antenada produzindo o melhor conteúdo para as mães. Tem alguma sugestão? Mande para contato@itmae.com.br

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e serviços
 que facilitam sua vida de mãe ;)