Entenda como funciona o ciclo de sono dos bebês
Você provavelmente já ouviu falar que o nosso sono é dividido em fases. Os sonhos, por exemplo, representam um dos estágios desse processo! Entretanto, o ciclo de sono dos bebês é diferente dos adultos, e por isso algumas it mães sofrem com a hora de dormir dos filhotes.
Por mais que os bebês durmam por muito mais tempo que nós, o ciclo de sono deles é curto. Por exemplo, um pequeno dorme por cerca de 18 horas por dia, entretanto, esse período costuma ser dividido em vários cochilos de 3 horas, já que o ciclo de sono dos bebês é bem mais curto que dos adultos.
Nos primeiros 3 meses de vida, o bebê não consegue diferenciar o que é dia e o que é noite. Sendo assim, eles acabam dormindo e acordando em horários incomuns para os pais. Neste período, é importante começar a acostumá-lo aos horários de sono para que o relógio biológico se adapte mais rapidamente.
Depois de um tempo, o pequeno entende que a noite é o momento de dormir, passando a tirar apenas alguns cochilos de dia.
Enquanto o adulto passa por algumas fases de sono, o bebê possui apenas duas: o sono ativo e sono tranquilo. Durante sono ativo, a criança pode acordar com mais facilidade, sendo assim, os pais precisam manter o ambiente silencioso nos primeiros minutos de sono do bebê. Por outro lado, o sono tranquilo representa o momento em que o pequeno está em sono profundo e não acorda tão facilmente.
A verdade é que não existe uma fórmula mágica para fazer o bebê dormir na hora certa, mas você pode contar com a ajuda dos cursos online do Bebê Dorminhoco para identificar qual é o problema no ciclo de sono do seu bebê e aprender dicas para resolver esta questão.