Organização de criança vem no DNA?
(Foto: 123RF)
Vou hoje fazer uma defesa das crianças bagunceiras. Talvez devesse defender as organizadas, mas preciso defender as bagunceiras… Só hoje! Tenho ouvido, desde sempre, que existe criança bagunceira e criança organizada. E que coitadas das mães e pais se o filho ou filha deles nascer com o DNA da bagunça! “Xi… vai ser bagunceiro a vida toda”, é o que se ouve. Terei de discordar, mesmo após ouvir muitas histórias de mães com suas crianças super bagunceiras.
A criança não nasce desorganizada. O hábito de bagunçar foi ensinado pela mãe ou pelo pai. Ou pelos dois. Sei que é dolorido ouvir isso. Também sou mãe e, sempre que percebo algum hábito que não acho bacana no meu filho e percebo ter sido ensinado por mim, fico quase deprimida.
Criança aprende a ser bagunceira. Dias atrás presenciei, na casa de uma cliente, uma garotinha de apenas 2 anos sendo praticamente aplaudida por babá, mãe e avó quando fazia bagunça. As três adultas mandavam a pequenina espalhar os brinquedos, jogar tudo para cima e, afirmavam entusiasticamente: “Sua bagunceira mais linda desse mundo…” Ouvindo que é desorganizada pelas pessoas que mais ama, a criança tende a se comportar dessa forma, visto que quer sempre aprovação de quem ama. É assim com qualquer rótulo. Quando rotulamos uma criança de acelerada, carinhosa ou teimosa, por exemplo, ela tende a se comportar cada vez mais dessa forma. Parece que quanto mais a chamamos de teimosa mais ela teima, não é? E é exatamente assim.
Quando bebês, os pequenos bagunceiros podem ser muito fofos. Mas a partir de cerca de 3 anos (ou até um pouco antes disso!), já podemos começar a ensinar a criança a guardar brinquedos. Quanto mais a gente demorar para ensinar hábitos de organização, mais vai ficar difícil fazer com que a criança seja organizada. Daí, na vida adulta, ela deverá ter muita força de vontade para adquirir esse hábito. Só quem tem a vida organizada e bem planejada sabe como a organização é importante para quem quer facilitar e aproveitar bem a vida.
Se seu filho já anda rumo à desorganização, mãos à obra! Sugiro substituir frases como “Você nunca sabe onde seus brinquedos estão, porque é um bagunceiro” por “Você prefere brincar com os brinquedos ou ficar procurando por eles?”. Também vale incluir na rotina o momento de guardar os brinquedos. Vale, por exemplo, fazer com que seu pequeno participe da arrumação decidindo em qual caixa cada tipo de brinquedo vai ficar. Quanto mais a criança participar da organização da casa e ter a chance de ver os pais também envolvidos com a arrumação, mais ela vai copiar os hábitos deles. Também vai entender que fazer bagunça é uma coisa (e faz parte), mas ser bagunceira em tempo integral é outra. Bagunçar faz parte de uma brincadeira, mas arrumar também. Com muita determinação, você terá um pequeno organizado em casa, assim como eu.
Até a próxima!
Ingrid Lisboa
Saiba mais sobre organização aqui!