Correria de fim de ano. Dê um jeito nisso!
Final de ano é sinônimo de correria? Sim e não. É claro que em dezembro temos a sensação de que o tempo está acabando e precisamos fazer tudo para ontem, tamanha é a quantidade de tarefas extras que aparecem em nossa agenda, mas elas não precisam ser feitas em meio ao stress. Não sei quanto a você, mas meu mês de dezembro sempre inclui confraternizações, apresentações escolares, compra de presentes, ceia de natal e organização da viagem de férias. E só de pensar nelas já começamos a ficar aflitas, não? No meu curso de organização, minhas alunas sempre reclamam disso também! A boa notícia é que, com um pouco de organização, dá para passar o mês mais light. Vou dividir com vocês duas dicas que funcionam muito na minha vida e que podem ser úteis para você também:
1) Use e abuse de listas. Eu, viciada que sou em listas, faço desde listas de supermercado até de convidados para a ceia, passando pela lista de presentes (com nome da pessoa e presente escolhido). Como as listas me ajudam a parar de ouvir aquelas vozes que volta e meia aparecem dizendo “preciso lembrar de…”, sinto pessoalmente que organizar o fim de ano sem listas fica muito complicado. Sugiro baixar um aplicativo ou usar aquele bloco de notas do seu celular e descarregar nele todas as tarefas que vierem a sua cabeça, numa espécie de brainstoming. Depois você categoriza a lista por assunto e, voilá, tem todas as tarefas a serem feitas na ponta dos dedos.
2) Faça uma coisa de cada vez. Com as listas em mãos, tente dedicar períodos nunca maiores do que 1h30/2h para cada lista, para que consiga manter e foco e o tempo gasto na execução de cada lista seja proveitoso. Como passar 5h/6h no shopping atrás de presentes cansa bastante, minha sugestão é fazer, por exemplo, três períodos de compras. Assim mantém a concentração e não acaba indo ao cinema quando deveria estar comprando presentes. Sei que fazer uma coisa de cada vez não é algo para o qual as mulheres sejam treinadas, mas muitas pesquisas mostram que desperdiçamos em média 30% do nosso tempo ao tentar executar tarefas longas, especialmente quando não estamos mais concentradas nelas. Garanto que vale a pena testar.
Um beijo grande e ótimo final de ano sem correria para vocês!
Ingrid Lisboa
Me segue no Insta! @ingridlisboa.ho