5 dicas para organizar uma festa junina


Ingrid Lisboa
por: Ingrid Lisboa
Especialista em organização residencial e pessoal, consultora e palestrante
Sempre adorei festa junina. E agora ainda me divirto com meu filho, o Emiliano Sempre adorei festa junina. E agora ainda me divirto com meu filho, o Emiliano (foto: arquivo pessoal)

Sempre adorei esta junina. Como faço aniversário em junho, perdi as contas das vezes em que apaguei as velinhas vestida de caipira. Na casa dos meus avós sempre havia fogueira, batata doce assada e vinho quente o mês de junho quase todo (tipo uma festa junina semanal mais íntima, só com os filhos e netos), por isso confesso que organizar ou participar de uma me deixa feliz demais.

E quero dividir com você as minhas dicas para facilitar a organização. Não para fazer uma festança de arromba para centenas de convidados. Mas uma reunião intimista e gostosa com amigos e familiares. Os mais chegados – como diria meu avô.

1) O primeiro passo é definir se você vai oferecer a festa ou se haverá um rateio entre os convidados. Minha sugestão: funciona super bem o dono da casa oferecer decoração, bebidas e estrutura, mas contar com os convidados para trazer os alimentos.

2) Decida onde vai ser a festa. Pode ser o sítio, casa de campo, salão do prédio ou a varanda do seu apartamento. Não importa o local. Mas ele também ajuda a definir a quantidade de convidados. Se for na varanda do apartamento, a lista de convidados reunirá apenas os mais íntimos. Se for no salão do prédio, pode crescer um pouco.

3) Monte a lista de convidados. Não se esqueça de anotar como convidado o namorado da filha da melhor amiga ou a mãe que mora com ela. Na ponta do lápis, esquecer alguns nomes faz diferença.

4) Se optar pela festa compartilhada, faça a lista de pratos doces e salgados. A lista é super importante pois, do contrário, você perderá o controle sobre o que será servido. E se duas amigas resolvem levar bolo de milho e ninguém leva cachorro quente? Lembre-se de que os pratos de salgados são prioridade. Os doces também são importantes, mas os salgados sempre saem mais.

5) Faça o convite já solicitando que o convidado escolha o que vai levar. Ou seja, ao telefonar para o convidado, esteja com a lista de alimentos e pergunte o que ele gostaria de levar. Certifique-se também sobre as quantidades que cada um deve levar do alimento escolhido, de forma que um amigo com 4 filhos e sua amiga solteira levem quantidades proporcionais aos acompanhantes.

No mais, capriche na trilha sonora, na decoração, na produção e não se esqueça de reunir uma turma para preparar correio elegante e algumas brincadeiras (pescaria na piscina inflável, por exemplo) para animar a festa.

Um beijo grande e ótimas festas!

Ingrid Lisboa

Instagram:  @ingridlisboa.ho

logo home organizer

  • Ingrid Lisboa

    Para a mãe do Emiliano e criadora da consultoria Home Organizer, o segredo de uma casa em ordem é descomplicar. Ela escreve no canal Tudo organizado

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e
serviços que facilitam sua vida de mãe ;)