Receita inesquecível de cheesecake para a ceia de Natal


Monique dos Anjos
por: Monique dos Anjos
Você também pode trocar o bluberry por morangos (foto: Monique dos Anjos) Você também pode trocar o blueberry por morangos (foto: Monique dos Anjos)

 

A primeira vez que eu comi um cheesecake feito em casa foi graças a sorte de ter sido sorteada pela Cris no amigo secreto. A ideia era que em vez de trocarmos presentes, cada um preparasse uma receita e essa foi a escolha dela para mim. Me lembro que ela, eu, Lu, Tha e Bibi passamos a tarde toda comendo os “presentes”, tomando vinho e contando histórias junto aos nossos maridos e namorados. Naquele momento éramos, à nosso modo, uma boa mistura de Friends, How I Met  Your Mother, Big Bang Theory e Seinfeld.

Sei que estou romantizando um “simples” amigo secreto de final de ano. Vai ver é por estar longe de casa. Vai ver é porque decidi fazer um cheesecake de blueberry por aqui e sem amigos para compartilhar, fiquei olhando para o prato lindo, bem feito e delicioso, mas sem saber o que fazer.

O jeito foi levá-lo até a casa de uma vizinha. Bati na porta, entrei e fiquei em pé lá no meio da sala segurando metade de um cheesecake. Não bastasse toda minha carência daquele exato momento, a vizinha ficou na cozinha papeando amenidades com o marido enquanto eu esperava sem saber o que fazer. Chamei seu nome duas até ela aparecer meio injuriada e dizendo que havia demorado porque dormiu tarde (nem me pergunte a relação entre uma coisa e outra).

Entreguei o cheesecake e corri de volta para meu carro. Primeiro porque estava atrasada por tanto esperar. Segundo porque meus olhos estavam cheios de lágrimas. Estar longe de casa, da família e dos amigos definitivamente é um saco. Mas pelo menos eu ainda tinha metade de uma travessa do segundo melhor cheesecake que já comi na vida. O primeiro é da Cris, claro. Tanto pelo sabor, quanto pelas memórias.

Eu fortemente recomendo que você prepare essa receita. Além de combinar muito bem com a ceia de Natal, ela é fácil, simples e não requer uma super habilidade. E, acima de tudo, deixa todo mundo que prova feliz (ainda que eu não saiba se isso tenha funcionado com a vizinha).

Bom apetite, boa sorte no preparo e feliz Natal,

Monique

ps. Cris, essa não é a sua receita. A sua, só você faz tão bem.

Receita de cheesecake de blueberry

Ingredientes

Para a massa

  • 01 pacote de bolacha tipo Maisena
  • 05 colheres (sopa) de manteiga sem sal derretida

Para o creme

  • 01 pote de cream cheese
  • 01 xícara (chá) de sour cream
  • 01 colher (sopa) de baunilha
  • 2/3 xícara (chá) de açúcar peneirado
  • 02 ovos em temperatura ambiente

Para a cobertura

  • 02 xícaras (chá) de blueberries frescas ou congeladas
  • 01 colher (sopa) de amido de milho
  • 1/2 xícara (chá) de açúcar peneirado
  • 1/2 xícara (chá) de água
  • Suco de um limão espremido

Utensílios essenciais

  • Forma com aro removível
  • Batedeira

Modo de preparo

Derreta a manteiga no microondas, com cuidado para não aquecer demais (45 segundos devem bastar). Quebre as bolachas em pedaços grandes e bata no liquidificado até esfarelar. Transfira para uma vasilha, acrescente a manteiga e misture bem com as mãos. Unte a forma com manteiga e aos poucos, coloque a misture de bolacha sobre ela, apertando com os dedos. Cubra as laterais com uma altura de um dedo apenas.

Com uma batedeira, misture o cream cheese, o sour cream, a baunilha, e o açúcar. Bata até obter uma massa cremosa e leve. Acrescente um ovo por vez, batendo por 30 segundos depois de cada.

Despeje a massa sobre a forma com bolacha e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por 20 a 30 minutos. Ele estará pronto quando o creme estiver firme nas laterais e ligeiramente solto no centro.

Enquanto isso, prepare a geleia levando ao fogo a água, o açúcar, o suco do limão e metade das blueberries. Com o fogo baixo, cozinhe por cerca de dois a três minutos, mexendo sempre. Acrescente o restante da fruta e mexa por mais um minuto.

Depois de retirar o cheesecake do forno espere esfriar em temperatura ambiente antes de desenformar. Coloque a calda sobre o topo e leve a receita a geladeira por duas horas, no mínimo, antes de servir.

Dicas Express:

  • Você pode trocar o blueberry por morango. Lembre-se de provar a geleia e acrescentar mais açúcar ou limão, caso queira. Não deixe passar muito tempo no fogo. Ela tende a ficar ainda mais dura depois de pronta. Mas se desejar um molho menos espesso, basta levar ao fogo novamente, acrescentando um pouco de água quente;
  • Você também pode forrar a forma com papel manteiga. O importante é ficar de olho no forno para não queimar a base de bolacha.
  • Não use toda geleia na receita. Leve o que sobrar para a mesa e assim cada um se servirá como preferir;
  • Para desenformar o cheesecake, a dica é mergulhar uma faca em água quente e depois passá-la pelas bordas e fundo da forma.
  • Monique dos Anjos

    Com diploma de jornalista e alma de cozinheira, a editora convidada de gastronomia do It Mãe passou a sentir a vida mais doce desde que se tornou mãe da Victoria.

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e
serviços que facilitam sua vida de mãe ;)