Nossa primeira vez no Airbnb
Sou dessas que vive pensando em viajar, planejando e pesquisando. Nessas buscas na internet, entro no Decolar para ver passagens aéreas e, para reservar a hospedagem, nos aplicativos do Booking ou do Airbnb. Confesso que na maioria das vezes acabo me rendendo ao Booking (que, sim, também tem opções de casa e apartamentos hoje em dia), quando decido ficar em uma pousada ou hotel com café da manhã e mordomias como cama arrumada e outros luxos que merecemos quando estamos de férias. Mas, numa viagem de vinte dias pelos Estados Unidos com filhos e marido, cujo primeiro destino seria uma cidade onde já moramos, Doral, na Florida, do ladinho de Miami, optei por um Airbnb.
O plano era justamente fazer um mini revival da nossa vida lá, com direito a comprinhas no supermercado Publix e caminhadas a pé pelo centrinho , como direito a restaurantes deliciosos de peruano a asiático! Ali perto (mas recomendo pegar im Lyft – o Uber mais usado de lá – para ir ao City Place, onde há diversos restaurantes ao redor de uma praça com fonte iluminada e águas dançantes. Ali também tem um Cine Bistrô e uma sorveteria Sloan’s. Mas voltando ao Airbnb.
Alugar um apartamento pelo Airbnb nos daria mais essa sensação de lar e também nos possibilitaria fazer algumas refeições em casa, já que com o dólar alto e o igualmente alto custo de vida em Miami, sair para almoçar e jantar fora todo dia ficaria fora de cogitação.
Doral (Miami, FL)
Escolhi um flat no em Downtown Doral em um prédio novo. O micro apto tinha varanda e era superequipado com uma cozinha moderna com máquina de lavar louças e geladeira com duas portas e todos os utensílios com pouco uso. Ideal para quatro pessoas, tinha uma cama de casal e uma bicama. Para completar, máquinas de lavar e secar roupas. Tudo lindoooo no site.
OBS: Só não coloco o link dele aqui, porque não achei mais o mesmo no Airbnb (talvez tenha sido vendido?), mas nesse mesmo prédio há vários disponíveis. Então, basta procurar em Downtown Doral e achar um prédio enorme. Normalmente está classificado como “ótima localização”.
Além do conforto, priorizei a localização. Esse edifício fica bem ao lado de um Publix que a gente até costumava frequentar. E na frente de uma praça! O atendimento para qualquer necessidade era feito por uma imobiliária que administrava esse imóvel. Tive todas as minhas solicitações aceitas rapidamente. Uma lâmpada do banheiro queimou e foi concertada facilmente. Também recebi as orientações precisas de onde deixar o lixo em um andar do condomínio.
O aluguel não foi uma pechincha, mas entregou quanto valia. Tudo lindo no “ao vivo e em cores” e tudo funcionando. Enfim, foi uma experiência para repetir e que me deixou animada para o próximo destino, Orlando, que seria no final da viagem e onde também escolhi um apartamento no mesmo aplicativo.
Orlando, FL
Em Orlando, o condomínio de predinhos era simpático e o apartamento com sala, cozinha e um suíte estava bem bonitinho como nas fotos. Porém, ao olhar mais de perto, o banheiro do apartamento de Orlando tinha cantos com mofo e aporta do armário do banheiro estava meio capenga. O piso de madeira tinha uma leve rangida. Sinais de pouca conservação. Havia também um pouco de ruído vindo da estrada, apesar de a janela ser anti-ruído. E os colchões da cama não eram tão bons assim.
Outro detalhe: como estávamos no final da viagem, era essencial que tivesse máquinas de lavar e secas roupas. Até porque as roupas depois de um dia de parque não permitem reuso! Cuidei para que essa hospedagem tivesse os equipamentos, mas tive uma surpresa desagradável: era preciso encontrar a lavandeira em outro local, fora do apartamento, e ficar esperando o ciclo de lavagem. Isso se tornou totalmente inviável, já que nossa agenda era parques de manhã até a noite. O contato com o proprietário também foi lento e sem soluções efetivas para os nossos problemas. Eu não recomendaria uma estada lá.
Veredicto a primeira vez no Airbnb:
Enquanto a primeira experiência em Doral (Miami) foi nota dez, a segunda, de Orlando, ganhou uma nota 7, porque não chegou a ser inviável e a localização era muito boa, pertinho de Disney Springs e com fácil acesso às vias que levavam aos parques. Meu diagnóstico foi que, em Orlando, essa opção estava um pouco mais barata do que a média. Tomei isso como um alerta para as próximas vezes. Desconfiar de espaços que pareçam incríveis na foto e que estejam com preços atraentes demais.
Claro que a experiência pode ser sempre melhor ou pior do que as nossas expectativas e, em se tratando de uma casa, imprevistos podem acontecer. Uma amiga alugou um apartamento também em Miami que teve um problema de vazamento alguns dias antes de ela embarcar. A reserva foi cancelada (sim, ela foi reembolsada) e ela teve que optar por um hotel.
Mesmo sabendo que imprevistos acontecem, eu certamente me hospedaria novamente num local do Airbnb, porque a primeira impressão foi marcante e acredito que para viver o lifestyle de uma cidade bacana, nos Estados Unidos ou na Europa, é ideal. Também tenho planos de juntar uma turma de amigos com filhos para curtir um lugar como Bordeaux ou Toscana. Vamos planejando, sonhando e fazendo acontecer!