Blues na Montanha: um festival family friendly

Num fim de semana de julho fizemos um programa diferente — e delicioso. Fomos ao Blues na Montanha, um festival de blues que acontece no alto do Pico do Gavião, em Andradas, Minas Gerais, ali, bem na divisa com São Paulo, e beeem no alto da montanha. O Pico do Gavião é famoso entre os praticantes de voo livre — e, sim, durante o festival, tem gente voando de paraglider enquanto você está ali, na grama, curtindo um som. É uma cena meio cinematográfica. Aliás, o próprio caminho da subida até o pico é muito lindo (essa região tem araucárias e costuma ter céu azul bem limpo especialmente no frio).
O festival começa por volta das 10h30 da manhã e vai até às 18h. A proposta é aproveitar o dia — mesmo — o que eu adoro. Cada ano que passa fico mais diurna! As pessoas chegam cedo, montam seu cantinho com canga, cadeiras de praia, e invariavelmente têm uma taça de vinho ou cerveja na mão. Famílias com crianças pequenas, casais, grupos de amigos… vi até bebê de colo por lá. Aí vai do espírito aventureiro da família. Consegui levar a Bela (que encarou como uma experiência; já o Fe preferiu ficar e fazer hambúrguer pros avós).A capacidade máxima é de 1.500 pessoas, o que garante um clima tranquilo, sem muvuca. Tem uma área com food trucks, banheiros estruturados (além dos químicos, que achei bem razoáveis se compararmos com shows em geral), um parquinho simples para as crianças, e, claro, o palco com as bandas de blues – atrações Nacionais e internacionais – que embalam o clima do alto da montanha.
Uma dica para quem vai de São Paulo
Se você estiver saindo da capital, vale sair na sexta e se hospedar em Andradas, MG, ou em São João da Boa Vista, SP, Outra opção é se hospedar em Espírito Santo do Pinhal, também no interior de São Paulo, que está super em alta com suas vinícolas e experiências enogastronômicas — fica a 28 km dali, então é possível fazer uma dobradinha deliciosa.
Se você animou, fique de olho na programação no Instagram @bluesnamontanha e aproveite para comprar os ingressos logo que uma nova edição for anunciada. Esgota rápido! A edição que fomos foi a de inverno, mas o festival acontece em outros momentos ao longo do ano — tem a edição de primavera, de outubro… Sempre aos finais de semana. Tem eventos que a gente vai uma vez é check na lista. Tá visto! Tem outros que a gente quer repetir. É caso do Blues na Montanha. Certamente iremos de novo.









