3 dicas para você produzir mais leite
Quanto mais o bebê suga, mais leite a mãe produz (Foto: 123RF)
No turbilhão de emoções que é voltar para casa com um recém-nascido, uma preocupação comum a todas mães que amamentam é: será que tenho leite suficiente para alimentar o meu filho? E, nessa hora de fragilidade, a gente acaba deixando se levar por mitos e crendices. Cerveja preta aumenta o leite? E canjica? Chá de erva cidreira? Nada disso! A receita é uma só: quanto mais o bebê suga, mais leite você produz! Manter o organismo hidratado e procurar descansar também dão uma mãozinha para o nosso corpo. Siga estas três dicas, relaxe e não deixe que isso se torne mais um motivo de ansiedade.
1) Acertar a pega
O que vai estimular a produção de leite é a demanda. Ou seja, quanto mais ele mama, mais leite o organismo produz. “Mas muitas vezes o bebê não consegue mamar corretamente porque não tem uma pega adequada”, observa Michele Melão, consultora materno infantil certificada pelo International Maternity and Parenting Institute (EUA). É muito importante que a mãe preste atenção na forma correta. “O bebê deve abocanhar a auréola toda, não só o mamilo. O nariz dele não encosta no corpo da mãe e os lábios ficam virados para fora. Já a barriga e o tronco do bebê ficam voltados para a mãe. Principalmente no começo, o ideal é amamentar sentada em uma cadeira própria, com uma almofada embaixo para ajudar a segurar o bebê nesta posição”, explica Michele. E completa: “A amamentação não deve doer ou rachar os seios. Se isso acontecer, a pega pode estar errada. Vale chamar um profissional em casa ou procurar um banco de leite materno para que as orientações corretas sejam passadas.”
2) Beba muita água
“A mulher que amamenta deve tomar pelo menos 3 litros de água por dia”, recomenda Michele. A maior parte da composição do leite materno é constituído por água, daí a importância de beber muito líquido. Sucos de fruta naturais e chás (que não vão influenciar na produção de leite diretamente, mas eles mantêm o seu organismo hidratado) também podem ajudar. Comer gelatina, tomar picolé e outros alimentos ricos em água são boas ideias no calor. Evite, entretanto, refrigerante e sucos artificiais, pois contêm alto teor de sódio e, alguns deles, cafeína.
3) Descanse (ou, pelo menos, relaxe!)
Pode parecer contraditório: afinal, que mãe consegue descansar nos primeiros meses de vida do recém-nascido? O fato é que o descanso é um aliado da produção de leite – o organismo está sobrecarregado com essa tarefa! O stress e a falta de sono, além de problemas hormonais, também podem ser fatores de diminuição da produção de leite. Procure, pelo menos, relaxar, reservando um momento do dia só para você. Peça ajuda, delegue e cerque-se de familiares e amigos com boas intenções. Para não desistir de amamentar diante das primeiras dificuldades, a especialista dá mais algumas dicas. “Sugiro oferecer mais o seio, de preferência os dois em todas as mamadas, ordenhar o leite, não fazer intervalos muito grandes entre elas e, quando o bebê estiver sugando, fazer uma compressão da mama com a mão em forma de C para aumentar o fluxo que vai para o boquinha dele”, ensina Michele.