Na Alemanha, um ritual especial marca a entrada na escola
Momentos de transição, como a entrada no ensino fundamental, têm um papel essencial na vida das crianças e marcam o início de uma nova etapa cheia de desafios e descobertas. Apesar da tradição que irei descrever não se aplicar ao Brasil, espero que possa inspirar vocês a criarem seu próprio ritual nesse momento importante de nossos filhos : )
Aqui na Alemanha, a entrada na escola, chamada de Einschulung, é celebrada como um dos momentos mais marcantes da infância. O ritual reúne simbolismos, tradições e muito envolvimento familiar:
- Cerimônia especial: No sábado antes do primeiro dia de aula, crianças, pais, irmãos, avós e até padrinhos se reúnem na escola para uma cerimônia coletiva. Normalmente, há discursos do(a) diretor(a), apresentações artísticas feitas pelos alunos mais velhos. Além disso, a turma segue com o professor para a sala de aula onde se sentam em seus lugares pela primeira vez. Isso ajuda a desmistificar o primeiro dia de aula, pois a criança já sabe um pouquinho do que esperar (pelo menos já conhece o ambiente físico que estará inserida). .
- Schultüte (sacola escolar): O grande símbolo do Einschulung é a Schultüte, um cone de papelão grande e colorido, recheado de doces, pequenos brinquedos, material escolar e livros. Ele é entregue à criança no começo da celebração e só pode ser aberto em casa, depois das festividades. Isso torna o início da vida escolar mais “doce” e divertido, reduzindo a ansiedade do novo desafio.

- Envolvimento da comunidade: Alunos das séries superiores dão as boas-vindas, com apresentações de dança, música e recitação. Em algumas escolas, os veteranos tornam-se “padrinhos” dos novos alunos, acompanhando os mais novos nos primeiros meses.
- Celebração em família: Depois, é comum seguir a celebração em casa ou em um restaurante, com almoço festivo e presença de parentes próximos. A criança ganha presentes, além do cone tradicional, e recebe muito carinho da família.
O Einschulung marca o início da “vida séria” e da autonomia, reafirma a valorização da escola e ajuda a criança a dar um passo importante com entusiasmo e acolhimento. Minhas duas filhas passaram por esse ritual e lembram até hoje desse dia : ) O que você achou desse ritual? Como você pretende marcar a entrada do seu/sua filho/a na escola?









