Disciplina positiva: como criar conexão e fazer acordos com os filhos


Redação It Mãe
por: Redação It Mãe
Nosso it-team produz o conteúdo mais antenado para mães
Disciplina Positiva - It Mãe

A gente sabe que é desafiador criar conexão e fazer acordos com os filhos. Do tempo no joguinho à lição feita, passando por combinados na arrumação do quarto, birras… há inúmeras situações na convivência entre pais e filhos que precisam de diálogo e harmonia. Se você já tentou de tudo para melhorar essa relação, mas não teve sucesso, precisa conhecer os métodos da trainer em Disciplina Positiva, Bete P. Rodrigues.  

Além de mãe, madrasta, vódrasta e professora há mais de 30 anos, Bete é coach profissional, tem mestrado em Linguística Aplicada pela PUC de SP – onde deu aula de Formação de professores por 14 anos.

Hoje atua também como Consultora Educacional, palestrante, tradutora de 7 livros da série Disciplina Positiva entre outros materiais e é Trainer em Disciplina Positiva para mães, pais e profissionais da saúde e da educação.  “A Disciplina Positiva é uma abordagem eficaz, respeitosa, empática e não punitiva. Tem ferramentas que realmente funcionam. Esse método estimula e encoraja o outro a agir com o coração”, explica Bete.

Além disso, a profissional ressalta que você precisa entender a criança e fazer com que ela se sinta parte da situação. “Todo mundo quer se sentir importante e pertencente. O pequeno precisa perceber que faz parte dessa família, que contribui, que é útil e respeitado. Se o seu filho sentir isso, ele já se sente conectado”. 

Sem fórmulas mágicas

De acordo com Bete, não há uma fórmula mágica que mude os filhos da noite para o dia. “Não existe uma receita. Por isso, a gente precisa conhecer várias ferramentas para saber qual utilizar. Estamos procurando um outro olhar para a criação dos filhos. Em vez de a gente reclamar, vamos ensinar autonomia, poder pessoal, falar sobre compartilhar. Precisamos ver os desafios como oportunidades de aprendizagem”.

E tudo isso leva tempo. “Ninguém quer que você se torne uma mãe perfeita, você vai continuar mudando. A coragem de ser imperfeito é uma das bases da Disciplina Positiva. Então, é preciso ter uma mente aberta para conseguir olhar para o desafio e entender por que uma situação está acontecendo, o que está passando na cabeça dessa criança, o que ele está sentindo. Aí, sim, você consegue estabelecer essa conexão”.

Aqui, duas ideias para colocar em prática em casa:

Pausa positiva

Quando a situação com as crianças sai do controle, é preciso fazer uma pausa positiva. “Pausa positiva é você criar um momento e um lugar especial, como um cantinho da calma, pode ser uma cama, um poltrona, rede, precisa ser um lugar que você adulto escolha para respirar fundo e pensar nos seus atos. Portanto, quando você perceber que vai surtar, vá para esse lugar e tente se acalmar”. 

Essa atitude ajuda você a não agir por impulso e se lamentar depois. “Avise seus filhos que vocês não vão fazer nada agora e que você precisa se acalmar. Verbalize e não tome atitudes que você vai se arrepender depois. Quando a gente está sem paciência, a gente faz e fala coisas que são irreais. Por isso, você precisa ser coerente”. 

Como colocar em prática os acordos 

Um acordo não é algo que o pai sugere e o filho acata. Na verdade, tem que ter a contribuição de ambos. “Um verdadeiro acordo é um combinado: você pergunta para seu filho como ele gostaria de resolver determinada questão”. 

Portanto, caso o pequeno não faça o que foi combinado, trate a situação com calma: “Quando você coloca em prática esse diálogo, você consegue fazer com que se cumpra esse acordo. Mas, caso ele não faça ou esqueça, pergunte. Assim fica muito mais fácil e respeitoso. Sem ameaça e sem broncas”. 

Para Bete, precisamos perguntar mais e mandar menos. “Faça acordos mais eficazes, melhore a comunicação. Torne tudo uma hábito. Educar leva tempo. E, por fim, aprender que tudo isso não é de um dia para o outro”. 

SERVIÇO PARA IT MÃES

Para saber mais detalhes sobre esse trabalho incrível da Bete P. Rodrigues, é só entrar em contato através do telefone (11) 9 7541-3385, site oficial e também pelas redes sociais  @disciplinapositivabrasil.

  • Redação It Mãe

    Nossa equipe está sempre super antenada produzindo o melhor conteúdo para as mães. Tem alguma sugestão? Mande para contato@itmae.com.br

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e serviços
 que facilitam sua vida de mãe ;)